Orla de Pirambu (SE) está sendo destruída pelo avanço do mar

O avanço do mar na Orla de Pirambu, litoral norte de Sergipe,distante 28 km de Aracaju, tem destruído bares e assustado moradores. Segundo a população do município, o processo de erosão já vem ocorrendo há cerca de dois anos, mas se acentuou nos últimos meses de 2012, quando o aumento da maré já começou a tragar parte da rodovia no trecho que liga a Rua A do Loteamento Paraíso da Praia à Avenida Oceânica.

O arquiteto Dalvo Mendonça, que tem casa de veraneio em Pirambu há 14 anos, diz que nunca viu o mar avançar tanto em tão pouco tempo, e considera o fato preocupante. “Para a gente chegar até o mar, tínhamos que caminhar mais de 200 metros. Hoje não, o mar está se aproximando cada vez mais. Estamos aqui tensos com essa situação, temendo que a água invada nossas casas. Para tentar impedir a ação do mar, colocaram alguns tocos de árvores, mas não resolveu nada. Mesmo assim ele continuou avançando”, falou. 
 
Na orla de Pirambu, bares já foram destruídos pela força do mar, que já chegou até a rodovia. Moradores do local dizem que processo de avanço começou há dois anos | Foto: Jorge Henrique/ Equipe JC
O pedreiro Antônio dos Santos disse que vive no município há mais de 40 anos, ese surpreendeu ao ver os bares tragados pela água. “Já tem uns seis meses que os bares foram levados. No Natal, a água chegou até a metade da pista aqui e, se não for tomada uma providência, a água vai invadir as casas. O pior de tudo é imaginar que, se o mar avançar ainda mais, aí é que vai ser destruição”, falou.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o “Estudo Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro”,revelou que, em Sergipe, em comparação a outros Estados do Nordeste, a erosão costeira não é um problema particularmente grave. Especial atenção deve ser dada pelos planejadores à ocupação de trechos classificados como de “elevada variabilidade”, associada às desembocaduras dos rios Real, Vaza Barris e Sergipe, onde episódios erosivos localizados já causavam significativas perdas materiais.

Ainda segundo o estudo feito pelo Ministério do Meio Ambiente, o avanço do mar é um fenômeno registrado no litoral dos 17 Estados brasileiros banhados pelo Oceano Atlântico. Levantamentos recentes apontam que, além de avançar em uma velocidade acima do normal em alguns locais, o mar também está recuando em parte significativa do litoral, o que vem mudando o mapa litorâneo. Especialistas preveem alterações ainda maiores nos próximos anos.

O estudo “Erosão e progradação do litoral Brasileiro”é apontado como um atlas do litoral, e mostra que o Estados enfrentam situações bem distintas, causadas não só pela ação natural do tempo, mas, principalmente, pelas interferências do homem, como a mudança do curso dos rios e as construções à beira-mar.
 
Fonte:  Jornal da Cidade

Comentários

Mais visitados