Avanço do mar destrói barracas e hotéis em Parajuru (CE)

O mar, no distrito de Parajuru, já avançou 480 metros, segundo empresários locais. Hotéis e barracas têm colocado contenção de pedras
O mar de Parajuru, distrito de Beberibe, está causando estragos nas construções feitas na região. Nos últimos meses, a força das marés deixou apenas quatro barracas de pé das 13 anteriormente existentes no lugar. Além disso, hotéis têm de fazer contenção com pedras e sacos de areia para tentar em vão evitar o avanço da água.

Hotéis têm procurado evitar a erosão utilizando barreiras de contenção, o que afasta os hóspedes. Já na barracas o problema é maior
Hotéis têm procurado evitar a erosão utilizando barreiras de contenção, o que afasta os hóspedes. Já na barracas o problema é maior
Na avaliação da secretária administrativa do Parajuru Praia Hotel, Joanila Pereira, o último ano foi o pior. Sábado passado, inclusive, houve grande ventania que agitou as ondas. Nessa ocasião, mais barracas e hotéis da orla foram afetados. Mares revoltos com ondas altas devem acontecer novamente em fevereiro.

“Hoje mesmo (ontem) dois clientes foram embora, porque daqui do hotel não tem como ver o mar (devido à contenção de pedras)”, afirma Nila da Rocha, recepcionista do Hotel Paraíso do Sol. “Estamos sempre improvisando, colocando sacos de areia, trazendo a entrada para o lado do edifício, colocando lona para deixar as cadeiras em baixo”, explica ela. Um poste próximo tem sido arrastado pela água com frequência, segundo ela. Em dezembro, eles tiveram de isolar a área onde havia caído para impedir que algum acidente viesse a acontecer.

O dono da Estrela do Mar, Valbízio Garcia de Lima, conta que, há 29 anos, quando chegou, o oceano se afastava 480 metros das barracas. Atualmente, esse espaço não existe mais. Lima calcula que cada barraqueiro tenha prejuízos de aproximadamente R$ 40 mil.

A secretária de Turismo e Cultura do município, Diana Queiroz, explica que um dos motivos para o avanço do mar é o Rio Pirangi, cujos barrancos de areia carregados pelo vento têm impedido o curso natural da água. Alterações precisariam ser feitas com uso de dragas. Ainda de acordo com ela, reunião que deverá reunir empresários locais está agendada para a próxima semana. O objetivo é discutir soluções para a questão e atribuir responsabilidades.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A praia de Parajuru, em Beberibe, está sofrendo com o avanço rápido do mar. O oceano tem derrubado barracas e prejudicado a frequência de hotéis, cujos hóspedes estão cada vez mais raros.
 
Fonte: O Povo

Comentários