RETROSPECTIVA 2012 | Blog do Marco Lyra


Bagwall praia da Croa, Alagoas

Completamos dois anos de existência do nosso Blog, quadruplicamos o número de acessos e chegamos a triplicar o número de artigos publicados de várias partes do mundo. Iniciamos 2012 com pouco mais de 6 mil acessos e chegamos ao final do ano com mais de 32 mil acessos. Publicamos em 2011 cento e sessenta artigos e em 2012 ultrapassamos 500 artigos. Um marco importante para um assunto mais acadêmico do que popular.

A participação com comentários vem aumentando gradativamente, tornando o diálogo um caminho para contribuir na conscientização da sociedade sobre riscos e prejuízos causados pela erosão costeira, evitando o uso de obras mais impactantes tendo como consequência a degradação ambiental e a perda de acesso à praia pela população.

Recebemos acessos da América do Norte, da América Latina, da Europa, da Ásia e até da Oceania. Os dez países que mais acessaram foram o Brasil, em primeiro lugar, seguido dos EUA em segundo e Alemanha em terceiro lugar. Em quarto a Rússia, em seguida vem Portugal, França, Reino Unido, Holanda, e por fim, Ucrânia e Moçambique em nono e décimo lugares, respectivamente.

Publicamos artigos de professores de diversas universidades brasileiras e de outros países, sempre procurando levar aos nossos leitores informação atualizada sobre o meio ambiente costeiro.

Chamamos a atenção para três artigos que estão entre os dez mais acessados do Blog: “Obras de Proteção Costeira: rígidas ou flexíveis? Eis a questão” como o mais lido de todos, “Impacto das obras obras de engenharia costeira na contenção do avanço do mar” segue como o mais antigo, em segundo lugar e “Bagwall: alternativa eficaz para a praia do Icaraí” é o mais novo entre os mais lidos.

Aproveitamos a oportunidade para desejar a todos os nossos leitores e colaboradores, um feliz 2013 com muitas realizações, e que no próximo ano, continuemos criando um espaço democrático para o debate das questões ligadas ao litoral levando sempre uma boa informação.

Nosso muito obrigado,
Marco Lyra

Comentários

Mais visitados