Obras contra erosão costeira arrancam na Beira (Portugal)

Adjudicadas à Teixeira Duarte.
As obras para correcção da erosão costeira arrancaram na cidade da Beira para minimizar a “invasão” das águas do mar nos bairros urbanos e suburbanos, disse à Lusa o autarca local.

Adjudicadas à construtora portuguesa Teixeira Duarte, as obras consistem na construção e reabilitação de 20 esporões, uma muralha com extensão de dois quilómetros, que vai desde a zona da praia Nova à Estoril, além de outros 600 metros de muro para quebra-maré na praia Nova, de onde escapava a água que inundava a área do gabinete do próprio autarca.

“O arranque das obras testemunha o esforço colectivo que o Conselho Municipal da Beira tem mobilizado no sentido de a autarquia não ser engolida de forma rápida pelo mar e assegurar que os munícipes se mantenham na cidade da Beira no patamar que bem merecem”, disse à Lusa Daviz Simango, o autarca da Beira.

A destruição de mangais, roubo de areia e remoção de sucatas de barcos na marginal, que servia de duna de protecção, disse, tem propiciado a erosão costeira na Beira, cidade tida como estando abaixo do nível das águas do mar.

Outra intervenção de vulto será o reflorestamento das casuarinas e mangais, destruídos pela população para confeccionar alimentos e construir casas, o que deixa a costa mais vulnerável

à erosão, que já destruiu casas, barracas e armazéns no bairro dos pescadores.

Vai ser reposta igualmente a areia nas dunas, roubada para construção. Ainda do projecto em execução, será feita a aquisição de uma escavadora e um camião basculante robustos, especializados para circular em águas do mar e dunas, para a reposição de areia nas já pobres dunas.

Fonte: O País

Comentários