Duna abateu e arrastou via marginal de Mindelo (Portugal)

O aluimento da duna primária obrigou ao corte da estrada que liga Mindelo e Vila Chã, em Vila do Conde. A Câmara culpa o avanço do mar, mas quem ali mora garante que há águas pluviais a drenar diretamente para a duna, enfraquecendo o terreno.
 
Duna abateu e arrastou via marginal de Mindelo
Pedro Silva alertou para o risco de aluimento | foto: ANA TROCADO MARQUES
"No fim do verão, aluiu uma parte. A intervenção já devia ter sido feita, mas deixou-se andar até cair", diz João Marques, perante o enorme buraco em que se tornou a rua. Vive ali ao lado, tal como Sara Magalhães, preocupada por não ver ninguém a reparar os estragos. "Em março enviei fotos a alertar e fui ignorada pela Câmara e pela junta".

"Há 15 anos, pediram ao meu pai para deixar meter um tubo de águas pluviais a drenar para o nosso terreno [contíguo ao aluimento]. O meu pai deixou. Há anos que ando a dizer que, no inverno, a água é muita e a terra não absorve", explica, do seu lado, Pedro Silva. Garante ter tido "há três anos" uma reunião com a Câmara, a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Norte e a Capitania. "Disseram que iam resolver e até hoje nada", lamenta, acrescentando que o restaurante da família, erguido há quatro décadas na duna, está "em sério risco". A Câmara argumenta que o "mau tempo" de sexta-feira agravou os estragos já feitos pelo "avanço do mar". "A infraestrutura de águas pluviais está instalada há mais de uma dúzia de anos, sempre funcionou em condições normais e localiza-se em domínio público marítimo", adiantou o vereador das Obras Públicas, António Caetano, lembrando que a área é da jurisdição da ARH e que esta, alertada pela Câmara, prometeu começar obras esta quinta-feira.
 
Fonte:  http://www.jn.pt

Comentários

Mais visitados