CPRH emite hoje licença para obras de contenção do mar (PE)

Será concedida nesta quinta-feira a licença prévia para a recuperação da orla marítima de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Olinda e Paulista. O projeto de reestruturação do governo do estado prevê a recuperação através da engorda da praia, ou seja, o uso de areia para alargar a faixa à beira-mar.

A licença será concedida pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). A equipe técnica multidisciplinar do órgão analisou o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima) e levou em consideração depoimentos dos participantes da audiência pública realizada sobre o projeto de recuperação realizada em abril de 2012, com mais de mil participantes.

Jaboatão dos Guararapes foi o primeiro município a assinar o contrato para as obras de contenção ao avanço do mar. O documento prevê o engordamento artificial da orla com a utilização de 600 mil metros cúbicos de areia. Isso equivale a 60 mil caminhões tipo caçamba. A obra vai custar R$ 40 milhões. Para a realização dos serviços na orla das praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, um navio com um equipamento, tipo aspiradora, que pode atuar em movimento, fará a aspiração da areia.

A areia será armazenada em um reservatório de dois mil metros cúbicos. Em seguida, o navio se desloca para uma área próxima ao local que receberá a engorda e um rebocador fará o transporte da areia até à beira-mar.

Fonte: DP

Comentários

Mais visitados