Boas Festas | Marco Lyra


Como estamos no Natal, não poderíamos deixar de falar na árvore, pois é uma tradição nossa durante o período natalino enfeitar nossas casas com a árvore de Natal. A árvore não é unicamente um símbolo espiritual, é um dos símbolos mais diversificados. Ela está inserida numa idéia central que afirma que o universo é vivo e em perpétua regeneração. A árvore é considerada universalmente como símbolo de vida, renascimento, ressurreição, eternidade, longevidade, paciência... sim, paciência, porque seu crescimento é lento. Conforme as essências e as culturas, ela pode ser símbolo da prosperidade, felicidade, abundância, grandeza, nobreza, força e muitas outras características.

Sua relação Terra - Céu simboliza essa aliança privilegiada entre a Terra e o Céu. Ela extrai uma parte de sua nutrição por meio de suas raízes, enquanto recebe os princípios de vida por meio do céu através do Sol. Ela atrai o raio, esse fogo natural do céu. Ela é Deus o Pai que se associa a Terra - Mãe, pois é essa associação que possibilita a vida. Ela é símbolo da vida em perpétua evolução, em ascensão rumo ao Céu, é árvore da vida, árvore do conhecimento, árvore sagrada, árvore do mundo. Quanto mais predador o homem, mais ele se afasta de sua fonte divina. Extinguindo a árvore impensadamente, extinguimos a vida e extinguimos seu simbolismo tão profundo.

Reconhece-se uma árvore pelos seus frutos, ou seja, é por seus atos que se reconhece o valor de um homem.

A árvore ancestral,viu a sua imagem ser pouco despojada de seu contexto místico e acabar em árvore genealógica. Esta última, cultivada com tanto amor pelos zelosos de suas raízes, é uma lista que mostra sob forma de uma árvore, com suas ramificações, a filiação de uma família. E nós, o que lhe oferecemos em troca? Você já parou para pensar sobre o que significa sua família? Pai, mãe, filhos, avós, irmãos, tios, primos. Muitas vezes o dia - a - dia parece inimigo da paz, criando situações de atrito entre pessoas de mesmo sangue. Procuremos resolver nossas eventuais diferenças, e o exemplo começa em casa, para que possamos iniciar um Ano Novo em paz e harmonia com todos os membros de nossa família, e com todos os nossos irmãos em Cristo.

Comentários

Mais visitados