Avanço do mar destrói bares Pirambu (SE)

Após fortes rajadas de vento e significativoavanço do mar nos últimos 30 dias, bares e restaurantes instalados na orla de Pirambu, litoral Norte de Sergipe , estão sendo gradativamente destruídos pelos efeitos da natureza. Com ondas de até 2,5 metros de altura, a expectativa por parte do Centro de Meteorologia do Estado de Sergipe é que outras regiões litorâneas também registrem danos. Sem encontrar soluções imediatas para conter oavanço, população pirambuense permanece na esperança que as águas do mar recuem e novos prejuízos não sejam identificados.

Morador da região há mais de 20 anos, o pescador José dos Santos, 77 anos, alegou que em menos de um mês perdeu para o mar aproximadamente 15 metros de residência, e para não perder a vida, obrigatoriamente está deixando o local. "Nessa casa que tive a minha única filha, assistir o mar arrancar esse patrimônio das minhas mãos é sofrível. Mas Deus sabe o que faz, quem sou eu pra reclamar das suas vontades", declarou. Apesar de entender as ações da natureza, 'Zé Sobó', como é conhecido na região, questiona a falta de assistência por parte do prefeito José Nilton.

Segundo o pescador, nem em período eleitoral os administradores estiveram na região. "Vamos esperar o quê deles? Se nem na campanha eles tiveram a coragem de vir aqui conversar com a gente, imagine agora que o problema está mais claro. Se ao menos um muro de contenção fosse construído, parte da minha vida não teria ido por água abaixo", lamentou. Com o avanço da maré, a economia local também está sendo prejudicada. Dentre os três bares danificados, um deles era da microempresária Valdineide Menezes Santos, que, contra a própria vontade, teve que demitir quatro funcionários.

"Antes da destruição, financeiramente era bom pra mim e para os meus servidores. Agora, além de não ter mais o estabelecimento, fico no receio do mar avançar e perder o outro restaurante que possuo aqui perto", disse. Como se não bastassem os problemas causados pela força da água, a constante presença de assaltantes vem assustando os moradores. Aproveitando as brechas que o mar deixou nas casas e estabelecimentos, ladrões estão furtando objetos a exemplo de botijões de gás, colchões, geladeira, e até ripas utilizadas para sustentação de telhados.

O prefeito José Nilton (PMDB) não foi encontrado na cidade para falar sobre o assunto. Já sobre a falta de agentes policiais, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que irá intensificar a ronda militar na região.

Comentários