Erosão: Iminente desabamento de edifícios governamentais e sociais em Moma (Moçambique)

 
Moma-vila-nampulaAlgumas infraestruturas sociais da vila de Moma, província de Nampula, correm o risco de ruir, caso medidas urgentes não sejam tomadas para travar a erosão costeira que ameaça aquele ponto da província de Nampula.

Entre as infraestruturas em riso figuram a residência do administrador, o edifício do Governo distrital, residências das população, entre outras.

Devido à gravidade do problema, uma brigada multisectorial, constituída por técnicos das direcções provinciais para a Coordenação da Acção ambiental, das Obras Públicas e Habitação e do Instituto de Gestão de Calamidades em Nampula, trabalhou há dias naquele distrito, onde propôs a adopção de medidas urgentes, antes que a situação se transforme em calamidade.

O director provincial para a Coordenação da Acção Ambiental em Nampula, Armindo Chaúque, considerou de grave esta situação, que requer a tomada de medidas urgentes.

“Este ano vamos tentar combater a erosão numa área que os técnicos já identificaram e próximo ano vamos continuar, por forma que estanquemos toda a costa da província. Além do Micoa, como coordenador, temos Obras Públicas, que está a fazer algumas obras de engenharia para estancar a erosão, e temos o Ingc, delegação de Nampula”, disse.

Por seu turno, o director provincial das Obras Públicas e Habitação em Nampula, Bento Mualoja, disse que a gravidade da situação exige a tomada de medidas estruturais para travar o ritmo da erosão.

Para minimizar o problema de erosão costeira na vila de Moma, foram disponibilizados cerca de um milhão e quinhentos mil meticais, valor considerado insuficiente para eliminar o problema.

O problema de erosão em Moma, é idêntico ao de toda a zona costeira da província de Nampula, devido às alterações climáticas.
 
Fonte: http://www.rm.co.mz

Comentários