Considerações sobre Obras de Proteção Costeira: Alimentação Artificial de Praia


Considerations of Coastal Protection Works: Beach Nourishment

A alimentação artificial de praias, conhecida também como “engorda artificial de praias”, é uma solução de proteção costeira usada para evitar ou reduzir a erosão da linha de costa. A técnica consiste na colocação artificial de material sedimentar preferencialmente de mesmo tamanho, densidade e granulometria do material original. Sua utilização se dá quando se pretende preservar, alargar ou formar praias e dunas compensando a erosão verificada, aumentando a largura da praia. Este enchimento artificial pode atenuar os efeitos da erosão das praias a jusante, uma vez que pode se constituir numa fonte adicional de sedimentos.

Alimentação Artificial na praia da Bugia, Conceição da Barra – ES.
A utilização desta técnica corresponde a soluções temporárias e de emergência. Geralmente a alimentação artificial é utilizada associada a outras obras de proteção costeira de forma complementar tais como: espigões, quebra-mares e molhes. O objetivo dessas obras complementares é aumentar o tempo de retenção dos sedimentos na praia, prolongando o tempo de reposição periódica de sedimentos para manter a faixa de praia.

São soluções onerosas e de projeto difícil, não só pela diversidade de parâmetros envolvidos que deve considerar as zonas de empréstimo, os níveis energéticos, as características e o controle do material a depositar na praia, que compreende os ciclos periódicos de enchimento e emagrecimento, mas acima de tudo devido ao alto grau de incerteza quanto à durabilidade da intervenção.

Comentários

Mais visitados