Semopi confirma início das obras do Calçadão (Natal - RN)

Recuperação do equipamento em Ponta Negra será iniciada até o fim da semana, sem estudos prévios
Secretária de Obras Públicas Teresa Cristina (esq) diz que serviço é de reconstrução e que não são necessários estudos. Previsão é concluir obra em 3 meses. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press e Carlos Santos/DN/D.A Press
A recuperação do calçadão da praia de Ponta Negra, destruído por conta da força das marés altas deste ano, terá início até o final desta semana. A afirmação é da titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Teresa Cristina Vieira Pires. Entre as ações que serão realizadas está a recomposição da vegetação, drenagem, tubulação de água e esgoto e a instalação elétrica. Segundo a secretária, a previsão é que o serviço esteja concluído em três meses.

De acordo com o secretário municipal de Segurança e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, 25% da verba prometida pelo Ministério da Integração já foi liberada, ou seja, cerca de R$ 1 milhão, já está na conta do Município. "A verba só pode contemplar especificamente a recomposição do calçadão destruído pela catástrofe, reconhecido pela Defesa Civil Nacional como estado de calamidade, uma vez que o Município não teria como arcar com a reconstrução", explicou.

Paralelamente ao início dasobras de recomposição, Carlos Paiva sugere que seja iniciado os estudos e projetos para resolver em definitivo os problemas causados pelo avanço do mar na região. Entre as alternativas apontadas pelo secretário está o processo de engorda da praia, através do aterramento, ou a construção de espigões. "O avanço do mar é um problema de toda zona costeira. O Ministério do Turismo tem um compromisso com o Município de liberar recursos em torno de R$ 100 milhões para a execução de um projeto que solucione o problema em Ponta Negra. Esse projeto precisa ser discutido com a sociedade, universidades, Ministério Público, Ibama, Delegacia do Patrimônio da União, trade turístico, Estado e Município", explicou.

As obras para a recomposição do calçadão serão realizadas por uma empresa terceirizada pela Semopi. A secretária Teresa Cristina reafirmou que o serviço é referente a reconstrução das características originais do local, não sendo necessário realizar um estudo ambiental para o serviço. "Não é um projeto novo, pois levaria um ano ou mais. A Defesa Civil realizou uma vistoria e pontuou cada ponto destruído, e tudo isso será recomposto", disse.

Teresa Cristina garantiu que até o final desta semana será iniciada a mobilização das máquinas e a instalação do canteiro de obras para dar início ao serviço. O processo burocrático para a contratação da empresa que fará a reconstrução deverá ser concluído hoje. "A obra deve ser concluída no final de dezembro ou início de janeiro, ou estar próxima da conclusão. Contamos com o apoio da sociedade para que possa fazer uma obra sem contratempo", finalizou. 

Fonte: http://www.diariodenatal.com.br

Comentários

Mais visitados