OAS e Van Oord disputam a engorda das praias em Jaboatão (PE)

Simulação da praia depois da engorda, em imagem área de Barra de Jangada | Fotomontagem: Paulo Rocha

Andou mais um passo a novela da engorda das praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada. Anunciada com certo açodamento pelo prefeito Elias Gomes em 2010, o processo necessitava de licenças ambientais, coisa nada fácil hoje em dia, principalmente porque Jaboatão fez um projeto municipal mas havia um projeto estadual em andamento.

O que vale é que saiu a licença no mês de junho, e Jaboatão pode dar prosseguimento ao processo de escolha da empresa que irá fazer a engorda, uma vez que todos os projetos anteriores necessários, segundo a administração, já estão prontos. A empresa que fez os projetos e identificou o local de onde será retirada a areia para engorda, no Cabo de Santo Agostinho, é a mesma que fez os projetos para outras cidades da Região Metropolitana onde a erosão das praias é um problema: Recife, Olinda, Paulista. Nestas cidades, o início das obras deverá ser em 2013.

Em Jaboatão, a esperança é que se iniciem ainda este ano. Dia 25 de julho foram finalmente conhecidas as empresas que disputam a obra: a gigante baiana OAS e a Construtora Van Oord, da Holanda, mas com sede em Santa Catarina, onde funciona a Van Oord Dragagens do Brasil Ltda, na cidade de Itajaí. A empresa se habilitou no início do ano para fazer a dragagem do Porto do Recife.

A prefeitura prevê que até o início de agosto possam ser avaliadas as documentações legais e até o dia 13 possamos conhecer a vencedora, com a melhor proposta. Se não houver recurso por parte da perdedora, as obras podem iniciar no começo do verão, pois o governo municipal garante que a verba está disponível.

O caso mais crítico em toda orla jaboatonense é Candeias, onde a água do mar, durante a maré cheia, atinge já os quintais dos edifícios. Em agosto são aguardadas as famosas “ressacas”, mas o inverno este ano tem sido benevolente com todos.

Vamos aguardar o início das obras para fazer uma reportagem completa com todas as etapas que já foram cumpridas e as que virão. Se tudo der certo, as praias de Jaboatão retomarão cerca de 50% do que tinham de espaço há 30 ou 40 anos.
 
Fonte: Gazeta Nossa

Comentários

Mais visitados