Desmorona parte do aterro hidráulico de Conceição da Barra (ES)

 
 
Uma obra parecida com a que foi realizada em Marataízes, o ‘engordamento’ da praia de Bugia, em Conceição da Barra, litoral norte do Estado, não está resistindo à força do mar.

A obra em Bugia foi iniciada logo após a conclusão do mesmo serviço em Marataízes, há pouco mais de dois anos foi concluída. No total foram gastos mais de R$ 50 milhões em sua execução, preenchendo toda área que vinha sofrendo com o avanço do mar há mais de 20 anos. Em 2006, cerca de 80% do bairro foi destruído pelo mar.

Em 2010, o então governador Paulo Hartung (PMDB) deu início às obras de aterro hidráulico no local. O serviço foi executado pelo DER-ES a partir de estudos do INPH, também o mesmo que havia sido contratado para projetar a recuperação da Praia Central de Marataízes.

Em Bugia foi construído um espigão e outros cinco ‘parlatórios’ (quebra-mares de pedras erguidos de forma avançada, no início da arrebentação) e reposição de areia.

No último final de semana (25/08), moradores ficaram assustados quando parte da obra não resistiu a força das águas e ruiu, abrindo enormes crateras.

Para piorar a situação, a praia de Guaxindiba, que não sofria com o avanço o mar, passou a ser afetada, com as águas entrando com força e colocando moradores e comerciantes apreensivos e em estado de alerta.

Quando da entrega da obra, em dezembro de 2010, Hartung, em seu discurso, deixou destacou “a importância do projeto de recuperação”, afirmando ainda que o referido serviço “tem efeito duradouro e não paliativo”
 
Fonte: ojornalonline.com.br

Comentários

Mais visitados