Representantes da Prefeitura e Marinha visitam Ponta Negra (Natal - RN) para definir ações

Foto: Alberto Leandro
Técnicos da Prefeitura do Natal voltaram a visitar na manhã desta quinta-feira, 19, a Praia de Ponta Negra para monitorar o trabalho de contenção das encostas, de manutenção do isolamento das áreas de risco e a fiscalização da proibição do comércio no trecho que está interditado. A equipe contou com a presença do comandante Gláucio, imediato do Grupamento de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e do presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), George Gosson.

Além do trabalho de contenção das encostas, do isolamento da área afetada e proibição do comércio (quiosques e ambulantes), a prefeitura prossegue com os serviços de limpeza e desobstrução da rede de águas pluviais, e retirada do material que foi depositado pelos escombros que se encontram hoje nas areias da praia. A força tarefa vem sendo feita pelas secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Obras Públicas e Infra-Estrutura (Semopi) e Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana).

Também continua em ação o entendimento da prefeitura com a Associação dos Quiosqueiros para retirada dos sete quiosques que se encontram em situação de risco. O secretário da Semsur, Luis Antônio Lopes, garantiu que todas as unidades serão relocadas para pontos considerados livres de sofrerem processos de erosão existentes ao longo do calçadão da praia.

O diretor de obras da Semopi Caio Pascoal informou que a situação emergencial inclui um trabalho de contenção provisória com a utilização de grandes sacos de areia que deverá começar a partir desta quinta-feira, dia 20. A referida contenção permitirá a construção de um muro de contenção de concreto para proteção do calçadão. “A recuperação do calçadão se dará com melhoramento para deixá-lo na forma original com reforço nas fundações”.

Na ocasião, o secretário Murilo Barros (Seturde), salientou que em recente reunião, a prefeita Micarla de Sousa cobrou do seu secretariado o empenho total na recuperação dos estragos em Ponta Negra. De acordo com ele, O Ministério da Integração deu sinal verde para a liberação dos recursos desde que o município entregue até a próxima segunda-feira, dia 23, o relatório referente ao estado de calamidade pública.

Murilo Barros explicou que a Prefeitura do Natal tem três planos para resolver o problema: urgência, emergência e definitivo. O plano de urgência inclui a contenção do mar por intermédio da proteção das encostas no calçadão com sacos de areia; o plano de emergência se refere à reconstrução do calçadão; e o plano definitivo, é o de engorda da praia e reurbanização, com a grande faixa de areia que permitirá a instalação de equipamentos turísticos.

“A Marinha tem todo o interesse e está pronta para ajudar no que for preciso. Estamos aguardando a solicitação da Prefeitura do Natal para definir o nosso tipo de ajuda”, revelou o comandante Gláucio. Segundo ele, o ideal seria que a prefeitura procurasse um engenheiro costeiro visando encontrar a melhor maneira de se fazer uma contenção para evitar que a situação venha a se agravar ao invés de melhorar.

Em reunião realizada no auditório do Praia Mar Hotel, após a visitação aos locais afetados, o representante da ABIH, George Gosson, garantiu que estava recebendo na tarde desta quinta-feira, 19, um total de 400 big-bag (sacos de areia) para serem utilizados na contenção do calçadão. “É preciso realizar medidas para evitar que o restante do calçadão venha a ceder também, a reconstrução dos trechos que já roeram bem como a solução definitiva para o processo de erosão marinha”. O empresário acrescentou, ainda, que irá convocar todos os associados para ajudar no voluntariado.

Fonte: http://www.natal.rn.gov.br

Comentários

Mais visitados