Praia de Ponta Negra (RN), avanço do mar e destruição


Estive “afastado da base” por algum tempo... Aproveitamos o recesso escolar e partimos para Natal-RN (05º47’42’’S; 035º12’34’’O). Dias bem quentes (11-18/julho), principalmente se compararmos aos dos paulistanos, chuvosos e de temperaturas baixas.
Pensei sobre como iniciaria a pequena série de postagens sobre o passeio. Decidi que a referência à publicação de folha.com.br (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1122342-avanco-do-mar-engole-praia-cartao-postal-de-natal.shtml) é oportuna. Mas não para nortear os textos que seguirão. Não é sobre isso que pretendo escrever.

A matéria apresenta a triste realidade das praias locais, que correm o risco de desaparecer por causa do avanço das marés altas. Em Ponta Negra, onde fiquei (a maioria dos turistas se instala ali), foi decretado estado de calamidade pública. O referido texto destaca os estragos ao calçadão e os prejuízos de comerciantes e banhistas. Bem triste de se ver... A imagem ao lado é da reportagem.
Os comentários à publicação emendam críticas aos governantes que não administraram adequadamente e aos gananciosos que não se preocupam em proteger o ambiente. Relatam panorama mais degradante ao relacionarem o caos ambiental à realidade marcada pelo abuso do consumo de drogas na orla e o de estrangeiros que fomentam a prostituição infantil. Justificam mesmo que seria bom que tudo se acabasse para pôr um fim também a isso.
Lamento sinceramente esse posicionamento. Em conversa com moradores antigos, pode-se constatar que eles sentem que a cada ano as marés cheias aproximam-se mais da avenida. Estão sofrendo muito por causo disso... Dá para observar que os trabalhos de limpeza, interdição a áreas de risco e de reforma são incessantes.


 
Vi diversas equipes de reportagens... Também muitos jovens (talvez universitários, pesquisadores) analisando, fotografando, conversando... Alguma solução tem de ser encontrada. O lugar é muito bonito e seus habitantes tiram o sustento daquele mar. Destaquei este fragmento de uma foto que tiramos porque ele mostra bem o resultado do avanço do mar... O muro está destruído, e do imenso coqueiro sobrou apenas as raízes.
Ouvi do bugueiro (Mister Bean) que nos levou ao passeio nas dunas que “a solução é recuar”... Quer dizer, limpar a ocupação humana e permitir que o mar faça o seu avanço. Para ele, nada do que está sendo feito poderá conter as marés altas. Um sorveteiro disse que os mais antigos banhavam-se apenas na área mais próxima ao Morro do Careca... Ele acha que ocorreu um crescimento desordenado e agora todos sentem as consequências.

 
 
Bom... Eu tive a chance de conhecer esse maravilhoso lugar que está sendo ameaçado. Aí ao lado um dos registros que fizemos de Jacumã, praia mais ao norte... As gerações futuras têm também este direito. Mas ele só se efetivará se a preservação for empenho da geração atual.
P.S: Na mesma web page destacava-se uma matéria sobre imenso iceberg que se desprendeu de geleira na Groenlândia (maiores detalhes em http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1122473-iceberg-gigante-se-desprende-de-geleira-na-groenlandia.shtml)... Mas não é sobre isso que pretendo escrever nos próximos dias.

Fonte: Blog do Prof Gilberto | http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br

Comentários