Calamidade pública para salvar o calçadão (Natal - RN)

Foto: Elias Medeiros/Esp. DN/D.A Press
A prefeita Micarla de Sousa (PV) formarlizará hoje um oficio solicitando a cooperação do Governo do Estado para ajudar, em caráter emergencial, na recuperação das obras no calçadão de Ponta Negra. Na sexta-feira, a prefeita tentará despachar com a Ministra-Chefe da Presidência da República, Gleisi Hoffmann para tratar de um apoio federal para o caso.

O representante do Ministério do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima, esteve ontem em Natal com a missão de observar os estragos causados pelo avanço do mar na orla. Ele sugeriu a decretação do estado de Calamidade Pública e um projeto de reestruturação definitiva para a orla Essas foram as soluções apontadas pel

O estado de calamidade pública deve se decretado, segundo Ferreira, nas esferas municipal, estadual e federal como uma forma de se transferir recursos sem ferir a legislação eleitoral que proíbe repasses dessa ordem três meses antes dos pleitoseleitorais. Ferreira fará um relatório detalhado da situação encontrada em Ponta Negra que deverá ser encaminhado para Brasília ainda hoje.

De acordo com Ferreira, além da ação emergencial, será desenvolvido um projeto estruturante que demandará mais tempo e que terá a participação de setores técnicos das três esferas públicas. "Teremos uma ação conjunta para recuperação da área, mas devemos tratar de ações imediatas.", acrescentou.

Ao lado de empresários locais, o representante federal seu reuniu no final da tarde de ontem com a prefeita Micarla de Sousa onde relatou as suas impressões sobre os estragos e sugeriu a decretação do estado de calamidade como mecanismo pra viabilizar uma solução emergencial do calçadão. Durante o encontro, antes da presença da imprensa, a prefeita teria cobrado a participação efetiva da governadora Rosalba Ciarlini nas ações de emergência na orla.

Na tarde de ontem Neusvaldo Ferreira, que é diretor do Departamento de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo, esteve reunido com empresários locais, parlamentares e representantes do governo em um hotel em Ponta Negra antes de vistoriar as áreas afetadas. "Por se tratar de um problema complexo devemos tentar envolver todos os segmentos que têm competência para encontrar solução para o caso. Dentro disso temos que ter a objetividade para execução de obras emergenciais nos eixos institucional, técnico e orçamentário", afirmou o representante.

Terminado o debate, todos os integrantes da reunião caminharam até o primeiro trecho desmoronado do calçadão. O empresário George Costa, diretor do Natal Bureau Convention, acredita na eficácia da medida: "Acho que a solução técnica encontrada pelo representante federal é uma boa saída para muda a devastação que está instalada nesta praia". 

Fonte: http://www.diariodenatal.com.br

Comentários

Mais visitados