Arquipélago vulnerável a catástrofes naturais (São Tomé e Príncipe)

Mapa de São Tomé e Príncipe
São Tomé - São Tomé e Príncipe está numa situação vulnerável a catástrofes naturais provocadas pela erosão costeira, conclui um estudo entregue hoje (terça-feira) ao presidente da Assembleia Nacional são-tomense por uma equipa multissectorial criada pelo Governo.

"São Tomé e Príncipe deixou de ser uma zona ameaçada e passou a ser uma zona vulnerável e nós, que temos o papel de prevenção e resposta, vimos que agora mais do que nunca há a necessidade de incluirmos toda uma equipa governamental, institucional nessa batalha", disse aos jornalistas Cecílio Sacramento, que dirige o Conselho Nacional de Prevenção e Respostas as Catástrofes (Conprac), citada pela LUSA.

"Nós temos nesse momento uma erosão costeira da Agua Tomá, 45 quilómetros a norte de São Tomé", exemplificou Cecílo Sacramento.

Segundo o responsável, se se olhar para o mapa de São Tomé, verifica-se que toda a ilha está a ser invadida pelas ondas do mar.

Criada em Maio de 2011, o Conprac criou vários comités de risco sobre catástrofes naturais e fez um levantamento completo da situação actual do arquipélago.

O Conselho pretende agora que as informações sobre a vulnerabilidade do arquipélago sobre catástrofes sejam divulgadas, contando para isso com o apoio da Assembleia Nacional.
 
Fonte: www.portalangop.co.ao

Comentários

Mais visitados