Rio + 20: Adaptação a Erosão Costeira é Tendência entre Cientistas


Adaptation to coastal erosion is a tendency among scientists

 Ilha da Croa - Alagoas | Bagwall contém o avanço do mar e recupera faixa de praia.

Após reunião do IPCC em março de 2007, o cientista australiano John Hunter concedeu uma entrevista a agencia de notícias Reuters e dizendo que “as cidades litorâneas devem erguer diques para conter as marés do futuro”.

No ultimo dia doze de junho, a cientista americana Diana Liverman em entrevista no Rio de Janeiro ao site G1, explicou que a adaptação diz respeito às técnicas para lidar com os impactos ambientais, como a mudança climática. Já as técnicas que buscam reduzir os gases de efeito estufa, uma forma de combater o aquecimento global, se encaixam num conceito diferente, a “mitigação”. 

 Icaraí - Ceará | Bagwall contém o avanço do mar e recupera faixa de praia.
Os dois campos da ciência precisam trabalhar em parceria. “Se continuarmos colocando gases estufa na atmosfera, os impactos se tornarão mais severos”, explicou Liverman. “Há limites para a adaptação. Se não fizermos algo para reduzir as emissões, podemos encarar um planeta tão mais quente que seria impossível se adaptar”.

A pesquisadora deu exemplos simples de adaptação às mudanças climáticas. Em ilhas do pacífico e em outros lugares, estão sendo construídos diques mais altos e resistentes, para proteger as cidades do avanço do mar.

No Nordeste do Brasil, temos bons exemplos de adaptação ao avanço do mar em áreas urbanas com a construção de dissipadores de energia Bagwall nas praias de Japaratinga, Croa, Ponta Verde e Barra Nova (extensão de aproximadamente 4 km) no estado de Alagoas, e na praia do Icaraí no estado do Ceará (extensão de 1,4 km).

Comentários

Mais visitados