Maré de Perigeu aumenta a erosão costeira na Praia de Maracaípe


Perigee spring tide increases coastal erosion in Maracaípe beach

No dia seis de maio de 2012, ocorreu uma maré de Perigeu que de acordo com a informação do pesquisador Geof Chester do observatório Naval dos EUA em Washington, a última Lua Plena tão grande e tão perto da Terra ocorreu em 1993.

As marés da Terra se exaltam com a proximidade da Lua, nesse período ela exerce cerca de 42% mais força na maré, provocando uma sobre-elevação de até 15 cm no nível da água.

A praia de Maracaípe em Ipojuca, no estado de Pernambuco, desde o final do ano de 2011 tem um forte processo erosivo instalado nas imediações de seu pontal. Tal situação se agravou consideravelmente durante a ultima grande maré de Perigeu, onde a maré prevista era de 2,40 metros e atingiu uma amplitude máxima de 2,55 metros, levando mais destruição ao patrimônio público, privado e ambiental, deixando moradores, comerciantes e turistas apreensivos com a situação hoje existente.
Foto 1 - Avanço do mar no Pontal de Maracaípe ameaça residencias.

Foto 2 - Maré de Perigeu derrubou postes de energia elétrica.
Há necessidade de ação no sentido de conter o processo erosivo no local, sob pena de nas próximas ressacas de sizígia nos meses de agosto, setembro e outubro os riscos aumentarem para a população residente no local.   

Comentários

Mais visitados