SOS Ponte Metálica

 Estão destruindo o pico!


 
Nesta quinta feira, 01 de março de 2012, eu e três surfistas experientes: Ivo Gotardo, Alexandre Rodrigues e Daniel Bezerra conferimos as ondas da Praia de Iracema.
Chegando lá, nos deparamos com vários tratores e caçambas em trabalho avançado de aterramento do lado direito da Ponte Metálica, mais precisamente no Zero, pico de ondas tubulares e perfeitas, localizado nas proximidades do Restaurante Sobre o Mar e do tradicional ponto de encontro da boemia fortalezense, o Largo do Mincharia.
Apesar de sabermos o que realmente pode vir a acontecer, ficamos estarrecidos ao ver a imensa falta de respeito de empresários e autoridades públicas, que só visam o lucro, realizando grandes empreendimentos, buscando se promover diante da população e ainda afirmando preservar a natureza; afinal preservação ambiental está na moda.
Acho mesmo que o empreendimento o qual cita o nome de animais marinhos para atrair e enriquecer o turismo, não precisa destruir uma extensa bancada de corais, cheia de vida com espécies como tartarugas centenárias, botos, arraias, peixes e outras vidas marinhas, que enchem os olhos de cearenses e turistas; apenas por estética.
Seria hipocrisia da nossa parte não querer melhorias em nossa área litorânea, mas é irracional o aterramento naquela área, pois além de afetar a natureza local, o avanço do mar será bem maior e inevitável em praias vizinhas, as quais sofrerão com o escoamento da massa de água, como Leste Oeste, Barra do Ceará, Iparana e Icaraí, que por sua vez, já está bastante afetado.
O que nos impressiona não é a mania de grandeza dos nossos governantes, mas sim a falta de sensibilidade com a vida dos animais ali existentes e da própria natureza. O surfista profissional Daniel Bezerra e o free surf Ivo Gotardo relataram que o que estão vendo é inacreditável, é uma parte da infância indo embora, alguns dos melhores dias de surf de suas vidas, uma das mais perfeitas ondas da cidade, simplesmente sendo aterrados.
Marcelo Bibita e Amélio Júnior foram conferir a real situação dessa obra; as autoridades afirmaram que o surf não será muito prejudicado e ainda que serão aterrados 30 metros de praia, mais uns 30 metros de declive, até chegar na água. “Estamos tentando diminuir essa faixa de praia para 10 metros e tem mais, além da redução para 10 metros da praia, prevista por eles, queremos livrar 106 metros de aterro, indo da ponte até os corais, como está marcado na foto da planta. Ou seja, nesses 106 metros, nada de aterro.”; destacou o vice presidente da Associação Cearense de Surf, Amélio Júnior.
Não podemos desistir dessa causa, a luta continua. Vamos nos unir cada vez mais para alcançar a vitória da vida marinha e do esporte.
Fonte: Fotos e texto Cícero Júnior | cearasurf.com.br

Comentários

Me solidarizo com o movimento "SOS Ponte Metálica". As obras que estão em curso irão aumentar o processo erosivo nas praias de Caucaia.

Mais visitados