Prefeitura começa enrocamento de pedras no cais da orla norte




Após ter recebido um prejuízo enorme a prefeitura de Porto Seguro tomou a iniciativa de dar uma solução definitiva para a contenção do avanço da maré na praia das Pitangueiras. Conforme anúncio do secretário de Obras, Luiz Fróes começou nesta quinta-feira, dia 29 de março, as obras de enrocamento de pedras em frente a praça das Pitangueiras já que as fortes marés do mês de março causaram um grande prejuízo seguido de uma grande destruição do calçadão e da ciclovia que estão localizado no local.

A Atitude da prefeitura de conter a violência das marés não agradou a toda a população. Algumas pessoas comentam o que se espera é que as marés do mês de abril possam arrastar todo o enrocamento de pedras e possa comprometer toda área da praia restrita aos banhistas, podendo até o local ficar isolado por conta das pedras que futuramente estará cobertas de ostras.


Segundo os vereadores Nilson Bezerra (Nilsão) e o Gilvan Florêncio “é preciso que a prefeitura tome suas iniciativa corretas e cobrar da empresa que construiu o muro de contenção que se construa de novo, já que a garantia de qualquer obra tem a validade de 5 anos, e o que se sabe é que o muro de contenção construído ainda não completou três anos de existência”, comentaram os vereadores.

O que é um enrocamento

Enrocamento é um maciço composto por blocos de rocha compactados. É muito utilizado na construção de barragens de gravidade de face ou de núcleo impermeável e na proteção da face de montante de barragens de terra, servindo, nesse caso, como proteção contra a erosão provocada pelas ondas formadas no reservatório e pelo movimento de subida e descida no nível da água.


Esta técnica é também utilizada na construção de quebra-mares, molhes e na regularização de margens de rio, pela sua resistência à erosão e capacidade para dissipar a força da vaga.

Por  Xará
Fonte: tudonabahia.com.br

Comentários

Mais visitados