Obras de urgência na Praia da Barra em Ílhavo (Portugal)

D.R.
A Agência Portuguesa do Ambiente iniciou esta segunda-feira a execução de uma intervenção de urgência na Praia da Barra, Ílhavo, depois do mar ter destruído as obras, realizadas em novembro, de reforço do cordão dunar.

O anúncio do início das obras foi feito hoje pela Câmara de Ílhavo, que havia reclamado a intervenção urgente de reposição da defesa costeira, junto do secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território,Pedro Afonso de Paulo.

As obras de reforço do cordão dunar, concretizadas pelo Instituto Nacional da Água (INAG), no final novembro de 2011, vieram a ser totalmente destruídas posteriormente, devido à erosão provocada pelo avanço do mar, que deixou numa situação de fragilidade a zona do “Offshore”, um dos apoios de praia completos da Praia da Barra.

“A Câmara Municipal de Ílhavo desenvolveu múltiplas diligências junto das entidades com competência na gestão da Orla Costeira, nomeadamente junto do secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, tendo resultado da boa cooperação institucional, a execução de uma empreitada de emergência de reposição do cordão dunar na referida zona”, refere a autarquia, em comunicado.

A empreitada de emergência teve hoje início, utilizando a técnica de colocação de “geo bags”, grandes sacos produzidos à base de material geotêxtil, preenchidos com areia para servir de barreira ao impacto das ondas, e tem a duração prevista de 21 dias.

A Câmara de Ílhavo chama a atenção de todos os utilizadores dessa zona da Praia da Barra para a movimentação das máquinas que estão a executar os trabalhos.

No comunicado, a autarquia salienta que vai manter “toda a atenção” à defesa costeira, no quadro da cooperação institucional e da defesa de intervenções devidamente interligadas entre as várias entidades.
Fonte: Diário As Beiras | Portugal

Comentários

Mais visitados