Em PE, estrada na Praia de Maracaípe sofre com avanço do mar

Via que leva até o Pontal está destruída, dificultando acesso à região. Prefeitura de Ipojuca garante que, em 90 dias, obra será concluída.


Quem visita a Praia de Maracaípe, um dos mais belos e frequentados balneários do Litoral Sul de Pernambuco, encontra um cenário de destruição. A estrada que liga a Praia de Maracaípe ao Pontal está destruída, com muros, postes e coqueiros arrancados pela força das ondas do mar. O avanço está preocupando os moradores e os comerciantes do vilarejo que vivem do turismo no local.

A praia, muito frequentada pelos surfistas, fica próxima a Porto de Galinhas, um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. A estrada que fica à beira-mar praticamente desapareceu, e moradores e visitantes enfrentam grande dificuldade para passar por ela. Com a filha no colo, Janaína Fernandes se arrisca para conseguir chegar em casa. “Todos os dias é esse sacrifício. Minha filha é portadora de necessidades especiais, necessito levá-la ao Recife para atendimento específico, e, quando chego à noite, é sempre dessa forma”, contou.

Para os jangadeiros que dependem dos turistas, a situação também está difícil. “Não está mais aparecendo os turistas, só os moradores. Até os comerciantes que vinham de outras praias não estão vindo mais por falta de acesso”, disse Reginaldo Filho. Aníbal Moreira era dono de um restaurante na região e também acumula prejuízos, pois teve que fechar o seu estabelecimento. "Nós fomos obrigados porque não tivemos condições financeiras de manter o restaurante. Com isso, nós tivemos dez funcionários demitidos, dez famílias que deixaram de se manter por conta desse desastre", lamentou.

O secretário de Meio Ambiente de Ipojuca, Erivelton Lacerda, garantiu que as medidas para solucionar os problemas relatados já começaram e que no prazo de três meses a estrada que vai facilitar o acesso ao Pontal estará pronta. "A princípio, vamos recuperar a parte da frente de Maracaípe, no início, e a parte de trás, para que as pessoas tenham acesso. Em noventa dias, vai estar pronta para a população”, concluiu.

Fonte: g1.globo.com/pernambuco

Comentários