Contenção do avanço do mar

Faixa de arrecifes submersos, irão ajudar a conter o avanço do mar, sobre a falésia do Cabo Branco.

Um dos lugares mais visitados por turistas e pessoenses que desejam ter uma visão privilegiada do mar e do nascer do sol no ponto mais oriental das Américas, a falésia do Cabo Branco está sendo destruída pelo avanço do mar na sua barreira, que nos últimos anos aumentou muito devido ao aquecimento global.

Para minimizar os efeitos da degradação ambiental, a prefeitura de João Pessoa elaborou o projeto executivo de contenção da barreira do Cabo Branco que prevê a colocação de uma faixa de arrecifes submersos na praia do Seixas e na praia de Cabo Branco na altura da Praça Iemanjá, além de uma barragem feita de pedras fincadas na areia na base da falésia.

Inicialmente, as lacunas presentes nos corais que ficam na área próxima à barreira serão completadas com rochas específicas para conter a força das ondas, o que deve diminuir o atrito com a falésia. Além do quebra-mar na linha dos corais, será feita uma proteção no sopé da falésia, conhecida como enrocamento. Só após essa contenção a construção da Praça do Sol Nascente, na praia do Seixas, e a reconstrução da Praça de Iemanjá poderão ser executadas
 
Fonte:  http://jornaldaparaiba.com.br

Comentários

Mais visitados