Benefícios ambientais no controle da erosão costeira com uso do dissipador de energia bagwall no litoral do Brasil

Nos últimos 20 anos tem se observado que o litoral do Brasil vem sofrendo agressões do mar ao longo de toda sua costa, provocando erosões costeiras pontuais, criando problemas de desmoronamento de dunas e falésias, principalmente em áreas urbanas onde o efeito da ação do mar tem demonstrado sua força de destruição. Leia mais neste artigo do engenheiro Marco Lyra, que estará em Itapoá na próxima quinta-feira apresentando soluções para o problema de nossa orla
O patrimônio público e privado tem sofrido bastante com o movimento marítimo, nas regiões metropolitanas, às vezes provocando erosão num determinado ponto e em outro ponto assoreamento. Fenômenos ambientais têm contribuído bastante para a elevação do nível do mar que é um agravante ao problema.

Nos últimos 20 anos tem se observado que o litoral do Brasil vem sofrendo agressões do mar ao longo de toda sua costa, provocando erosões costeiras pontuais, criando problemas de desmoronamento de dunas e falésias, principalmente em áreas urbanas onde o efeito da ação do mar tem demonstrado sua força de destruição.

No litoral do Brasil há mais de oito anos, foi adotada uma nova tecnologia para resolver os problemas de erosão costeira em áreas urbanas, preservando as áreas agredidas, sem intervenção dentro do mar, com a construção de dissipadores de energia Bagwall. Foram construídos quatro dissipadores e um novo dissipador encontra-se em construção na Ilha da Croa.

Em todas as intervenções o resultado final foi positivo, ocorrendo à contenção do avanço do mar no ponto onde está ocorrendo à erosão, sem transferir o processo erosivo para áreas vizinhas. Após a construção da obra ocorreu em todos os casos ocorreu o acúmulo de sedimentos na área da intervenção.

Diante do exposto, verifica-se que a utilização do dissipador de energia Bagwall, uma obra aderente e longitudinal a linha de costa, é uma alternativa para resolver os problemas já existentes nas áreas urbanas, uma vez que urge solucioná-los, protegendo a propriedade agredida pela erosão marinha, recuperando o perfil praial com a engorda natural da praia, garantindo o acesso da população à praia recreativa, e otimizando o custo/beneficio através do binômio durabilidade/baixo custo de manutenção.

Barra Nova área degradada



Barra Nova área recuperada

Barra Nova Área degradada

Barra Nova àrea Recuperada

Fonte: Gazeta de Itapoá

Comentários