AVANÇO DO MAR: dissipador de energia Bagwall é uma alternativa eficaz

Na praia de Icaraí, no município de Caucaia, a 16 km de Fortaleza, no estado do Ceará, uma nova forma de combater a erosão costeira transformou a realidade local. Veja, nas imagens, o antes e o depois da utilização do dissipador

Na praia de Icaraí, no município de Caucaia, a 16 km de Fortaleza, no estado do Ceará, uma nova forma de combater a erosão costeira transformou a realidade local. Um cenário de destruição tomou conta de uma das principais praias da cidade de 324 mil habitantes e inutilizou a área por mais de quinze anos, tendo como principal responsável as obras costeiras realizadas ao longo do século XX. As barracas que ficavam na beira mar foram destruídas com o agravamento da erosão na costa e o antigo ponto turístico foi esquecido pela população que perdeu o acesso a praia, devido às pedras e aos escombros de construções espalhados no local.

O objetivo da obra é conter o avanço do mar sem transferir o processo erosivo para áreas adjacentes, recuperando a praia natural recreativa. O novo modelo utilizado pela Prefeitura de Caucaia devolveu a praia aos cearenses e turistas. Em 1,4 km de extensão, ocorreu uma engorda natural de cerca de 170.000 metros cúbicos de areia, devolvendo a população cerca de 80 metros de faixa de praia. O novo projeto conhecido como Dissipador de Energia Bagwall, de cerca de onze andares, que utiliza forma geotêxteis preenchidas com concreto em sua composição.

O Dissipador de Energia Bagwall funciona como um anteparo que contém o avanço do mar no ponto onde está ocorrendo a erosão, e por dissipar a energia das ondas que incidem sobre as paredes do barra mar, ocorre a deposição dos sedimentos na praia.

As conhecidencias constantes de sucesso ocorridas em Alagoas e no Ceará cujas condições geográficas, geológicas, morfológicas e hidrodinâmicas completamente distintas apresentaram o mesmo resultado final positivo, são indicativas de que é preciso expandir a experiência para outras regiões.
População volta a utilizar a praia recreativa após a construção do Bagwall.

Vista da Barraca Peixe frito antes da construção do Bagwall
Vista da Barraca Peixe Frito após a construção do Bagwall

Vista da Barraca Ipacaraí após o início da construção do Bagwall


Fonte: Gazeta de Itapoá

Comentários