Vila de pescadores do Litoral cearense e as consequências com o avanço do mar.


Barracas destruídas
Parajuru é distrito do munícipio de Beberibe, estado do Ceará. Fica a margem esquerda do Rio Piranji, sendo banhado pelo oceano Atlântico. Com aproximadamente 5.000 habitantes, tem sua economia baseada na pesca (um dos principais polos pesqueiros do Ceará), na área de confecção, no ramo de pousadas e hotéis e nos setores públicos e privados. Contemplada por uma beleza ímpar e natural, suas praias e rios são um encantam. Mas, essa beleza vem sofrendo ano a ano com o constante avanço do mar em toda sua faixa litorânea, sofrendo uma verdadeira transformação, o que era uma beleza a perder de vista, esta se transformando em ruínas, e outros pontos estão desaparecendo, tudo esta sendo sugado pela força da Natureza, que pede espaço e adentra a localidade. Segundo moradores, a faixa de praia já entrou 500 metros nas últimas décadas, mudando as paisagens próximas a Foz do Rio Piranji, a Reserva Legal, a Praia da Gamboa (Extensão da Praia de Parajuru) e a Praia de Parajuru.
Atualmente, o mar vem engolido faixas de praia numa velocidade incrível, levando tudo que encontra a sua frente, derruba matas nativas, barracas e casas. Isso ocorre a cada maré mais alta, e seus efeitos vão desde aos aspectos econômicos aos naturais. Com isso, moradores e visitantes, ficam sem saber o que fazer e a quem recorrer.
Enquanto não entra na pauta de discussões das instituições públicas, as consequências vão aumentando e a destruição da faixa litorânea continua. Maré mais alta, barraqueiros tentam proteger suas barracas, sem êxito, proprietários de casas tentam impedir colocando barreiras improvisadas para conter o avanço do mar e carcinicultores comunitários, protegem seus viveiros do jeito que podem.
O blog da nossa comunidade, preocupado com essa situação, foi aos locais mais afetados na última maré e traz imagens que revelam o que vem ocorrendo em toda faixa de Parajuru.
Nossa primeira parada foi na foz do Rio Piranji, neste local a maré abriu um canal, que adentra a um projeto de carcinicultura Familiar( que atende mais de 30 famílias locais), que corre o risco de em pouco tempo ser sugado .

Canal criado pela força da maré
Nas proximidades ao Projeto citado, há uma Reserva legal, que também esta sendo destruída. Sendo essa Reserva, outro ponto que a maré já esta entrando a procura do projeto de Carcinicultura.

Reserva Legal
Em outro ponto, na Praia da Gamboa, as dunas estão desaparecendo, nas últimas décadas já avançou aproximadamente 500 metros. Neste local, barracas já foram derrubadas e recuaram para outro local.

Dunas - Praia da Gamboa
Finalmente, chegamos a Praia de Parajuru que convive com a cena de destruição, barracas e casas estão sendo destruídas, deixando famílias em desespero, pois dependem da Praia e das suas barracas para sobreviver.

Praia de Parajuru
Sabe-se que Parajuru não é considerado um dos principais polos turísticos do Ceará. Mas precisa que as autoridades competentes vejam essa problemática em toda sua plenitude, analisando as consequências que esse problema poderá gerar para todos os moradores. Afinal, a problemática envolve toda a faixa de Parajuru, e se não forem tomadas as providências em tempo, talvez as consequências sejam catastróficas.


Fonte: http://www.parajuru-asso.org/wordpress/ | Associação Comunitária dos Produtores de Parajuru

Comentários

Mais visitados