Professor denuncia crime ambiental da prefeitura de Matinhos

restingamatinhos-rangel
Foto: Rangel Angelotti
O oceanógrafo Rangel Angelotti, professor da UFPR Litoral, denunciou que máquinas da prefeitura estão destruindo o ecossitema de restinga na praia de Caiobá, em Matinhos.

De acordo com o professor, que é especialista em sistemas costeiros e oceânicos, na manhã desta sexta-feira (16) os funcionários destruíram dunas e vegetação em uma área de preservação permanente.

Rangel explica que é crime ambiental alterar as caracteristicas naturais do local. “As dunas funcionam como reservatórios de areia, protegendo as áreas costeiras em caso de ressaca do mar”, informa o prefessor. “A vegetação que cresce sobre estas formações funcionam como fixadoras da areia, impedindo que se movimente com o vento invadindo a área urbana”, explica.

Rangel destaca ainda que a ação dos funcionários ocorreu próximo a uma placa colocada pela própria prefeitura informando que o local é protegido por lei.

Fonte: http://correiodolitoral.com

Comentários

Rangel Angelotti disse…
Caro Marco, os gestores municipais aqui de Matinhos defendem um projeto de engorda artificial da praia para recuperar o processo erosivo causado principalmente pela invasão da praia pela especulação imobiliária. Porém em locais onde a praia e as dunas crescem naturalmente eles fazem este tipo de intervenção. Falta um pouco de bom senso e vontade de compreender como funcionam os processos naturais destes ambientes. Obrigado por divulgar os problemas que enfrentamos aqui no Paraná. Abraço! Rangel Angelotti
Caro Rangel, o exercício da cidadania ambiantal na gestão do litoral é fundamental para o desenvolvimento sustentável. O Projeto Orla é o ponto de partida para elaboração do Zoneamento Econômico Ecológico Costeiro - ZEEC. Nosso Blog continua aberto a fomentar o debate democrático no sentido de contribuir para ajudar onde for possível na busca de soluções para o problema.
Anônimo disse…
Lutar pelo meio ambiente neste pais é perda de tempo.Luto dia e noite para salvar nossas florestas por aqui e sempre perco.Quem ganha é sempre a prefeitura,que paga a gasolina da policia ambiental,paga aluguel,etc.. e voce sempre perde.Vamos deixar este mundo acabar.Quase morri debaixo de uma motoserra e se eu tivesse morrido não ia acontecer nada,por isso desisti,acho melho ajudar a acabar com este mundo.Pode ligar para IBAMA,MINISTERIO PUBLICO até para a presidente já escrevi,devem ter chogado minha carta no vaso da privada,por isso espero que VC tenha sucesso.um abraço

Mais visitados