Maré alta causa estragos em Beberibe | Praia de Parajuru (CE)

Em 27 anos, o mar avançou pelo menos 480 metros em Parajuru, engolindo faixa de areia, casas e pousadas.
Maré alcança trechos da estrada que liga a entrada de Parajuru para o fim da praia
Maré alcança trechos da estrada que liga a entrada de Parajuru para o fim da praia 
FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR
Beberibe A comunidade praiana de Beberibe, no Litoral Leste, está preocupada, e não é para menos. O mar está avançando de forma rápida e destruidora principalmente na Praia de Parajuru, a 42Km da sede deste Município. A natureza pede espaço, enquanto engole casas e barracas. Até uma rodovia que dava para a vila já foi alcançada. A estrada liga a entrada de Parajuru para o fim da praia, onde a maré alcança todos os dias, e a faixa de areia praticamente não existe mais.

Ruim para o comerciante Valbízio Garcia, que passou o dia ontem carregando sacas de areia para colocar em frente à sua barraca, mesmo sabendo que é um paliativo, "um quase nada, mas é o que a gente pode fazer, mas as autoridades precisam prestar atenção nisso aqui, o caso está muito sério", reclama o morador Cláudio Nogueira. Pelo menos 50 anéis de concreto e centenas de sacos com areia têm sido colocados pelos moradores na área mais complicada da Praia de Parajuru. Na maré alta da última terça, a água do mar subiu com tudo. Causou pânico na comunidade praiana. Destruiu barracas, casas e o muro de uma pousada.

Reivindicação
Os moradores pretendem se reunir para fazer um apelo às autoridades municipais e estaduais. De acordo com um dos moradores, de 1983 para 2010 o mar avançou, neste trecho do litoral, pelo menos 480 metros. É a oitava vez que seu José Rodrigues constrói uma pousada, sempre que a anterior é levada pelo mar.

A vila de Parajuru vai sumindo aos poucos. Anos atrás havia várias barracas e casas quase 500m à frente de onde hoje estão. Enquanto em regiões como Icapuí, também no Litoral Leste, a maré avança no mês de janeiro, a situação de Beberibe se complica entre agosto e setembro. Um prédio da Associação de Pescadores de Parajuru há pelo menos seis anos já estava desativado. Com as últimas marés, foi a baixo. (M.J.)

Fonte:  http://diariodonordeste.globo.com | 12/09/2011

Comentários