Icapuí: Onde o mar sempre avança...

Ser uma cidade litorânea tem muitas vantagens. No entanto, estar tão próximo do mar tem também algumas desvantagens e problemas de caráter ambiental. O avanço natural do mar, na maioria da vezes é natural mesmo, provoca transtornos em comunidades situadas na orla marítima de diversas cidades litorâneas.
Postes e coqueiros aguardam a vez para "cair" no mar (Foto: Claudimar Silva)

Em Icapuí, algumas praias vêm enfrentando o desafio de conter o avanço da maré que ameaça seus moradores. Redonda, Peroba e Barrinha de Mutamba são as mais afetadas. Nesta última está sendo construído um muro de contenção, em fase de conclusão, que amenizará o impacto das ondas e evitará novos danos materiais. Muitos moradores dessa comunidade perderam suas casas e serão alocados em casas populares construídas com recursos do Governo Federal. Até a escola pública de lá foi demolida antes que desabasse.

A praia que aparece na imagem acima fica entre Barreiras de Cima e Barrinha de Mutamba. Nesse ponto, o mar tem avançado bastante nos últimos anos. Ali existia uma estrada que ligava as duas comunidades - hoje restam apenas os postes da rede elétrica e alguns poucos coqueiros que aguardam a vez para "mergulhar" no mar.

Esse local não é e nunca foi habitado, sendo uma das poucas praias desertas de Icapuí. De beleza natural igualmente estonteante faz parte da nossa vasta faixa de praias belíssimas. Porém, como em toda beira de mar, corre o risco de ser também devorada pelo avanço da maré. 
Fonte:  http://www.acidadeicapui.com.br

Comentários

Mais visitados