Umberto busca recursos para conter avanço do mar sobre a orla

Balneário Piçarras, SC -  O avanço do mar sobre a orla de Balneário Piçarras tem colocado população e autoridades em estado de alerta. Na madrugada desta sexta-feira (28), a forte ressaca arrancou árvores e destruiu parte do calçadão da região central da praia. A força das ondas que se chocam contra a calçada ameaça agora a estrutura da Avenida Beira Mar. Em Brasília, o prefeito Umberto Teixeira busca ajuda junto ao Governo Federal para conter a erosão e evitar mais prejuízos para a cidade.

Nesta quinta-feira (27) pela manhã, Teixeira visitou o Ministério do Turismo em busca de recursos para execução de um novo aterro hidráulico. Acompanhado do deputado federal João Pizzolatti, ele apresentou ao ministro Gastão Dias Vieira a situação dramática da praia e o projeto desenvolvido para recuperá-la.

Na quarta-feira o prefeito foi ao Ministério da Integração Nacional, onde o Governo Municipal busca a assinatura de convênio para a liberação dos R$7 milhões necessários para a execução da obra. “Não estamos medindo esforços para, mais uma vez, trazermos de volta a nossa praia, que é fonte de renda e motor da nossa economia”, afirma.

PROJETO - O plano de controle da erosão marinha através do engordamento da praia foi desenvolvido pelo Governo Municipal, que elaborou o projeto básico de acordo com estudos de modelagem computacional e o estudo ambiental simplificado, desenvolvidos por empresas contratadas ao custo de R$296 mil.

Em setembro a proposta foi enquadrada na Secretaria de Infraestrutura Hídrica, o que habilita a cidade a receber os recursos:

- Já temos tudo encaminhado na Marinha, na Fatma e nos demais órgãos fiscalizadores. O nosso projeto é completo. Estamos empenhados agora na assinatura do convênio com o Governo Federal porque não queremos que a população tenha de pagar novamente pela obra – explica Teixeira.

A luta contra a força do mar que engole a faixa de areia recomeçou em 2008, depois de 10 dez anos da primeira recuperação. Mas o aterro realizado então não resistiu a ressacas freqüentes que tornaram a preocupar a população. Em menos de um ano, já se podia ver novamente as ondas se chocando contra o calçadão.

Desde 2009, quatro pedidos de convênio com o Governo Federal já foram protocolados em Brasília. Além do engordamento da faixa da areia, nos moldes da obra concluída em 1999, o projeto do Governo Municipal prevê a construção de dois espigões em pontos distintos da praia para conter o efeito da corrente marítima e prolongar o tempo de duração da obra.



Fonte: http://noticiaja.com/ultimas-noticias/5963-umberto-busca-recursos-para-conter-avanco-do-mar-sobre-a-orla.html

Comentários

Mais visitados