Roteiro para projetos de engenharia de obras de proteção costeira (1ª Parte)

A elaboração de projetos de engenharia de obras de proteção costeira requer a definição de procedimentos necessários no planejamento e projetos. O projetista deve procurar  atingir no projeto o nível de detalhamento necessário para produzir um produto final acabado aceitável.
O desenvolvimento de um projeto no litoral deve ser interativo para que o produto final seja o melhor do ponto de vista técnico e econômico, e deve ser aceitável para os demais tomadores de decisão e de todos os parceiros do projeto.


A solução dos problemas de engenharia costeira começa com a compreensão do papel do engenheiro como projetista. A concepção do projeto e os processos de planejamento são fundamentais para sua evolução, com o detalhamento das fases de projeto. O planejador e projetista deve seguir uma lógica de engenharia, do tipo de projeto, escala, localização geográfica, ou patrocinador.


O processo de planejamento começa com a pergunta "Qual é o problema?" E "Qual é exatamente o projeto que se está tentando realizar? Por mais banal que pareça, estas são as mais importantes e mais difíceis perguntas para responder.


Para realizar um projeto de proteção costeira, bem sucedido, o engenheiro deve ter uma mente aberta completamente, e não deve ter noções preconcebidas da forma final do projeto ou uma solução específica para defender. É preciso atenção ao identificar o problema  para não cair na armadilha de tratar os sintomas e não o  problema.


Os orgãos interessados e afetados, ONG’s parceiras da costa, e a população devem ter a oportunidade de participar de todo o planejamento, projeto, construção e operação das obras. O objetivo da participação do público é garantir que o projeto dará respostas às necessidades e preocupações da população. Os objetivos da participação do público no processo de planejamento e projeto é fornecer ao público informações sobre as atividades propostas, para atender os desejos do público, as necessidades, as preocupações levando ao conhecimento dos tomadores de decisão que deve considerar as opiniões do público antes de ser tomada uma decisão.


A resposta à questão da definição do problema, quanto mais detalhado o engenheiro fizer a instrução, maior a probabilidade de uma solução pode ser encontrada, que irá satisfazer todas as partes interessadas. 
Existem dois níveis de planejamento: um que olha para o problema de uma forma relativamente rápida para um nível de estudo, do reconhecimento e outro para um estudo detalhado de todos os fatores, condições e alternativas para um estudo do nível de viabilidade. Esses termos são equivalentes a concepção e o projeto final.


No estudo de reconhecimento, o objetivo é determinar se existe um interesse de investir na solução para o problema. São necessárias três perguntas para fazer essa determinação:


(a) Existe uma solução tecnicamente viável?
(b) A solução é economicamente e politicamente viável?
(c) E o impacto causado ao meio ambiente?


Estas perguntas são muitas vezes difíceis de responder, mas mantendo em conta todos os intervenientes e à definição detalhada do problema, os projetos de proteção costeira podem prosseguir.


O Governo Federal só deverá investir recursos quando encontrar uma solução técnica adequada com estudo de viabilidade econômica, onde os benefícios sejam maiores que os custos.


Os requisitos de um estudo de viabilidade diferem daquelas de um estudo de reconhecimento de grau, e não espécie. É preciso o engenheiro projetista passar por todas as etapas necessárias para encontrar a solução bem sucedida para resolver o problema de engenharia costeira. 


O processo consiste em seis principais etapas de planejamento:


- Especificar os problemas e oportunidades.
- Realizar inventário e condições do tempo, se nenhuma ação for tomada.
- Formular planos alternativos.
- Avaliar os efeitos.
- Comparar preços de planos alternativos.
- Selecionar um plano.

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