Defesa Civil em alerta para possível ressaca do mar


Foto: Divulgação

Por causa da chegada de uma frente fria, existe a possibilidade de uma ressaca, diz a Defesa Civil de Macaé
Com a chegada de mais uma frente fria no sul do país, toda a região sudeste já sente a queda da temperatura, pode esperar chuvas e consequentente com uma possível ressaca no mar.


A Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil da Prefeitura de Macaé está em alerta para essa possibilidade. Devido a isso, está trabalhando de forma a orientar e prevenir os moradores e também quem utiliza o mar, tanto a trabalho quanto a lazer e esportes.Segundo a meteorologia do Estado do Rio, a frente fria que chegou ao final dessa semana em toda a região sudeste e diretamente na área litorânea, trouxe chuva, rajadas de vento e baixa temperatura.

De acordo com o coordenador de planejamento da Defesa Civil de Macaé, Marcos Shuller, o monitoramento é constante em toda a orla da cidade.

- Toda a extensão do mar que abrange o município está sendo monitorada, principalmente as praias com arrebentações próximas de casas, como a da Barra e Fronteira. Nosso alerta é sempre para as embarcações que utilizam o mar como fonte de trabalho, para que tenham mais cuidado. Ainda não constatamos uma ressaca, mas é sempre bom manter cuidado. Para os moradores próximos à praia, pedimos que observem bem o mar e evite o banho, e qualquer alteração no volume das ondas, entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil, alertou.

No começo do ano, uma ressaca danificou o deck principal da Praia dos Cavaleiros. Segundo a Defesa Civil, essa foi umas das piores dos últimos anos, o que causou na época preocupação dos moradores e comerciantes do local. 

Ainda segundo Shuller, os pescadores são os mais prejudicados.

- Para quem utiliza o mar como fonte de trabalho, os pescadores são os mais prejudicados quando acontece a ressaca. Mas é importante respeitar os limites e evitar a entrada no mar. Monitoramos as embarcações através da Rádio Costeira e as atividades de pesca e navegação são desaconselháveis em período de mar agitado, completou.


Em caso de emergência, a Defesa Civil pede que seja utilizado o telefone 199, que funciona 24h, com uma equipe de plantão e também pelo telefone (22) 2757.4046. 


Jornalista: Esio Bellido

Fonte: http://www.diariodacostadosol.com/noticias.php?page=leitura&idNoticia=24098

Comentários

Mais visitados