RECUPERAÇÃO DE PRAIA: BAGWALL RESTAURA PRAIA NATURAL EM PARIPUEIRA

 

Beach Restoration: Bagwall recovers natural beach in Paripueira, Alagoas.


"A erosão fluviomarinha existente no local há cerca de 12 anos, provocou o avanço do mar em mais de 20 metros em direção ao continente no trecho de praia próximo a foz do Rio Sauaçuhy, deixando um rastro de destruição na paisagem natural, com escombros de construções por toda praia, atingindo toda extensão do loteamento Atlântico Norte e Rio Mar, colocando em risco pessoas e bens.

Após 2 anos da construção do dissipador de energia Bagwall em frente ao Loteamento Rio Mar, a praia natural recreativa foi devolvida a população. A instalação da estrutura dissipativa na praia induziu a engorda natural no local. "

Praia do Sauaçuhy: A engorda natural da praia induzida após a construção do dissipador de energia Bagwall, mostra a eficácia da intervenção. Após 15 meses da construção da obra, houve o recuo da desembocadura do rio Sauaçuhy na direção de sua foz em cerca de 400 metros. O processo dissipativo induzido pelo Bagwall promoveu a deposição dos sedimentos aterrando o canal do rio, o deposito de sedimentos na praia em frente da obra fez a praia emergir, o mar foi recuando com o tempo, a vegetação de restinga volta surgir e recuperar a paisagem local. Atualmente o alargamento da faixa de praia é de 40 metros. Paripueira/AL.              Foto Autoral (maio/2021).

BREVE HISTÓRICO DA OBRA

Em maio de 2019, foi dado início aos serviços de construção da estrutura do Dissipador de Energia Bagwall, em frente ao loteamento Rio Mar, para conter o forte processo erosivo no local, na praia de Sauaçuhy, Paripueira/AL.


Praia do Sauaçuhy: Antes da construção da obra o cenário era de destruição, colocando em risco pessoas e bens.          Foto Autoral (maio/2019).

A erosão fluviomarinha no local avançou mais de 20 metros em toda extensão do loteamento Rio Mar, quase atingindo a pavimentação da rua dentro do loteamento.

Praia do Sauaçuhy: Durante a construção da obra muitos escombros na praia. O mar avançou chegando a 1 metro da pavimentação da rua dentro do loteamento. A desembocadura do Rio Sauaçuhy ficava logo após o loteamento Rio Mar.          Foto Autoral (maio/2019).

Durante a construção só era possível trabalhar na maré baixa, no dia seguinte devido a maré alta, o mar invadia o trecho destruindo a ensecadeira, sendo obrigatório no dia seguinte na maré baixa refazer os serviços de escavação para avançar com a obra.

Praia do Sauaçuhy: A imagem comprova a invasão do mar destruindo a ensecadeira na maré alta durante a construção da obra.          Foto Autoral (junho/2019).

Na medida que a estrutura era executada em fiadas, a estrutura do Dissipador de Energia Bagwall erguida começava a aparecer, mesmo na maré alta.

Praia do Sauaçuhy: Na imagem aparece a estrutura do Dissipador de Energia Bagwall construída, a obra continua avançando.                                        Foto Autoral (junho/2019).

APÓS 1 ANO DA CONCLUSÃO DA OBRA

A imagem aérea comprova a eficácia da estrutura do Bagwall na retificação da erosão fluviomarinha no loteamento Rio Mar.

A imagem aérea de junho/2020, comprova os efeitos da migração da desembocadura do rio Sauaçuhy e a eficácia do Bagwall na contenção da erosão fluviomarinha protegendo o patrimônio edificado.        Foto: Autoral

Confira no Vídeo:

 


APÓS 2 ANOS DA CONCLUSÃO DA OBRA

Atualmente o alargamento da faixa de praia é de 40 m. Veja o resultado da engorda natural da praia em frente ao loteamento Rio Mar em Paripueira.

Confira no vídeo:


FONTE: MARCO LYRA



 
















Comentários