Defesa Civil nacional reconhece situação de emergência em Itapoá após ressaca
Técnicos vieram de Brasília para fazer análise dos estragos. Município fez decreto no final de setembro, após mar causar estragos orla.
Por G1 SC — Florianópolis
Mar danificou casas e quiosques e orla da praia em Itapoá. — Foto: Divulgação/Defesa Civil
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência de Itapoá, no Norte catarinense. A orla do município registrou danos após seguidas ressacas, com avanço do mar em até 12 metros, no final de setembro. O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (19).
A situação de emergência foi assinada no município em 24 de setembro. Uma casa foi derrubada, assim como muros de diversas residências e dois quiosques, segundo a Defesa Civil municipal.A prefeitura informou que os técnicos da Defesa Civil Nacional chegaram a Itapoá na segunda-feira (22) e devem deixar a cidade na quarta (24). Nesses dias, eles fazem, junto com a Defesa Civil municipal, a verificação dos estragos.
Casa foi atingida pela ressaca marítima em Itapoá. — Foto: Divulgação/Defesa Civil
Depois, eles devem enviar até sexta (26) à prefeitura um relatório preliminar sobre os estragos. O município, então, faz ajustes e reenvia o documento de volta para Brasília. Somente após esses trâmites será possível saber o quanto de verba o município deve receber para a reconstrução.
Estragos
A Secretaria de Estado de Defesa Civil classificou a ocorrência como erosão marinha. A orla tem mais de 27 quilômetros, conforme a prefeitura. O mar avançou bastante em alguns pontos e invadiu casas e terrenos particulares.
A região central da cidade foi a mais atingida. Com os recursos, o município quer recuperar a faixa de areia.
Avanço do mar causa danos na orla de Itapoá — Foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Itapoá/Divulgação
FONTE:G1 SC -Florianópolis
Comentários
Postar um comentário