Maré derruba poste e destrói calçamento na orla de São Luís (MA)
Trecho da rua São Marcos, na Ponta d’Areia, já é tomado pela erosão.
Destruição é provocada por fenômeno conhecido como maré de sizígia.
A maré alta destruiu o calçamento e derrubou um poste de iluminação pública na orla de São Luís(MA) nesse fim de semana. O trecho da rua São Marcos, que dá acesso à península da Ponta d’Areia, já é tomado pela erosão.
Poste de iluminação tombou com a força da maré (Foto: Douglas Pinto / TV Mirante) |
A destruição foi provocada por um fenômeno conhecido como maré de sizígia – quando Sol e Lua estão alinhados em relação à Terra e a atração gravitacional entre esses dois astros se soma, criando marés mais fortes –, combinados aos ventos deste período do ano, segundo os especialistas. Na manhã desta segunda-feira (31), a expectativa é que a maré registrada seja ainda mais forte: às 7h50, ela alcança 6,6 metros em São Luís.
Trecho dá acesso à península da Ponta d'Areia (Foto: Douglas Pinto / TV Mirante) |
No local, o temor é pela destruição de quiosques, como o de dona Francisca Barbosa, que acredita que o processo já começou. “A maré vai cavando por baixo”, diz. Frequentadores da área dizem que em setembro, a maré fica ainda mais forte.
Pela manhã desta segunda-feira, a água do mar foi tomada pelo barro das construções na orla da Ponta d'Areia e voltou a atingir os bares.
Raposa
A maré alta também criou uma paisagem incomum para os moradores do município de Raposa, na Região Metropolitana de São Luís. O cais da cidade, reformado e urbanizado recentemente, foi tomado pela água do mar. Um telespectador da TV Mirante enviou imagens do acontecido.
Na manhã desta segunda-feira, a maré deve alcançar 6,7 metros na cidade, conhecida por reunir colônias de pescadores.
Maré invade pontos da Raposa (MA) (Foto: Douglas Pinto / TV Mirante) |
Já pelo início da manhã, a água invadiu alguns pontos da cidade, entrando em residências e estabelecimentos comerciais. Crianças e adultos se arriscaram andando no trecho do cais, onde fortes ondas atingiam o local.
Fonte: G1
Comentários
Postar um comentário