Parte da avenida Beira Mar está parcialmente interditada desde a madrugada de hoje, 4, Isso porque a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Aracaju (SMTT) proibiu o tráfego de veículos no local, obedecendo a determinação de uma liminar emitida pela juíza Simone de Oliveira Fraga, da 3" Vara Cível em virtude do avanço das águas do Rio Sergipe sobre a mureta de proteção que pode desabar. O trânsito está sendo desviado para outras vias, e segundo Nelson Felipe, superintendente da SMTT, vários agentes do órgão estão no local orientando os condutores.
"Os veiculas que vem das praias, sentido Zona Sul para Zona Norte, quando chegarem à avenida Beira Mar, logo depois da ponte da 13 de Julho, terão que fazer uma transferência de faixa, passando da faixa de cima para a de baixo, como se fosse pela contramão. Logo a frente, retornarão para a faixa normal, em frente ao late Clube de Aracaju. Já os condutores que vem do Centro da Cidade cm direção às praias, pegarão a rua Celso Oliva seguindo até a Anízio Azevedo e entrando a esquerda para voltar à Beira Mar. Os que preferirem voltar para o Centro da capital poderão pegar a rua Cedro, depois a rua Vila Cristina, seguindo em direção ao Centro, Estamos com agentes da SMTT no local para fazer a devida orientação aos condutoras", explica.
Ainda de acordo com ele, a SMTT colocou mais de 90 placas sinalizadoras para indicar o desvio e direcionar os motoristas, "Colocamos diversas placas em toda a região e estaremos com agentes para orientar os condutores. Ainda não temos uma data definida para o início das obras de contenção do avanço do mar, mas provavelmente, o trânsito ficará interditado em torno de seis meses, período que dura a reforma. Peço que as pessoas entendam que o desvio do trânsito e a obra são medidas necessárias para minimizar os riscos de acidentes e desabamento dá avenida", conta.
Já segundo Georlize Oliveira, secretária de Defesa Social do Município, apesar de a intervenção ser emergencial. A SMTT vem pensando em um pré-plano desde o Pré-Caju deste ano. "O problema é antigo, mas a SMTT já vinha pensando nesse plano de ação. Então, foi uma decisão estudada e pensada, por isso, conseguimos chegar numa solução para o desvio do trânsito", disse.
E a secretária completa dizendo que, a Prefeitura de Aracaju está resolvendo judicialmente a situação do início das obras de contenção e assim que a justiça liberar a reforma os trabalhos começarão. "Acredito que ajuíza determinou o fechamento da avenida para que a obra fosse feita, Sabemos que é impossível interditar uma via sem causar transtornos, mas a proibição foi feita para evitar que alguma tragédia aconteça", informa.
• Obra A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) já entregou a Administração Estadual do Meio- Ambiente ( Aderna) o projeto da obra de contenção na Avenida Beira Mar, porém, o órgão ainda não emitiu a licença ambiental, documento obrigatório para o inicio da reforma. Segundo Luiz Durval, secretário da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o problema da via é prioridade desde o dia que a nova gestão do município tomou posse, já foi verificado o risco de desabamento, mas apesar da urgência, a licença não foi liberada. "Já apresentamos projeto, fizemos reuniões e, no entanto, a Adema não liberou a licença. Então, partimos para o processo judicial porque há o risco de desabamento. Não posso dizer quando vai cair a avenida, mas baseado nos laudos feitos por profissionais, de fato, a via pode desmoronar. A cada dia o mar avança mais e fica mais forte. Só queremos manter a segurança da população., fazendo a devida obra', declara.
• Consequências Com a intervenção de parte da avenida Beira Mar, os transtornos para quem reside na área e para quem tem comércio na região serão inevitáveis. Para Regina Chagas, moradora de um condomínio que fica em frente ao late Clube, o desvio do trânsito é um contratempo, porém, é uma medida necessária para que não aconteça nenhuma tragédia.
"Sei que vou ter dor de cabeça porque preciso passar pela Beira Mar diariamente. Mas sou a favor da interdição porque moro aqui e vejo como está o avanço do mar, Moramos aqui com medo. Vou passar por transtornos, mas é melhor do que acontecer um acidente'', disse.
O comerciante Antônio dos Santos, que tem uma padaria na região, não ficou satisfeito com a proibição do tráfego na via, no entanto, admite que há risco de acidentes na área. “Tenho uma padaria aqui há mais de dez anos e vejo como está a situação. O mar fica cada vez mais forte e estamos com medo de tudo aqui desabai'. Acho que vou ficar prejudicado porque o trânsito vai ficar complicado. Porém, sei que os transtornos vão ser temporários e prefiro que a população fique cm segurança", ressalta.
• Problema antigo O avanço do mar na região da avenida Beira Mar não é um problema recente. E de acordo com Luiz Carlos Pontes, geólogo e coordenador do laboratório Geo Rio e Mar da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Rio Sergipe está com mais força nessa região, devido à obra de contenção que foi feita anos atrás no bairro Coroa do Meio.
"Fizeram a obra na Coroa do Meio e o problema foi transferido para a 13 de Julho. A água que balia lá tinha que ir para outro local E ali na Beira Mar não é só o risco de desabamento de parte da via. Na região, há mais dois problemas: a morte do mangue- zal e o risco de desmoronamento do late Clube de Aracaju, que também está sendo at ingido pela força das águas", explica.
Ainda segundo ele, o projeto elaborado pela Prefeitura de Aracaju c grande e organizado, mas, por causa da falta do estudo ambiental da região, esta obra, provavelmente, não resolverá todo O problema da Beira Mar. "A obra é só para resolver a questão do avanço do mar na via. Mas a região também apresenta outros problemas. Além disso, antes de elaborar um projeto é preciso o estudo ambiental para que fique claro quais serão os impactos dessa obra. Se o projeto for executado da maneira que está, o manguezal do 13 de Julho, por exemplo, pode sofrer sérias consequências. Sou a favor sim de que a Prefeitura torne medidas emergenciais naquela região, mas e preciso cautela", conta.
|
Comentários
Postar um comentário