Recuperação de praia em Alagoas vira referência mundial

 Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente

         A praia agora recuperada ganhou mais de 100 metros de areia - Foto: Ascom Ocean Protections

Moradores e empreendedores da praia de Costa Brava, em Paripueira, estão comemorando uma vitória contra o avanço do mar na costa alagoana. É que após três anos da construção da estrutura dissipativa de contenção na margem esquerda do rio Sauaçuhy, a erosão costeira foi contida, além de induzir a recuperação natural da praia num alargamento de aproximadamente 100 metros, com acúmulo de 93.000 m³ de areia, devolvendo assim o uso recreativo do ambiente. Além disso, a posição da foz do rio se deslocou cerca de 500 metros no sentido de sua posição nativa. O caso é inédito a nível internacional para contenção de erosão fluviomarinha.

Para o engenheiro Marco Lyra, especialista em recuperação de praias e criador da Ocean Protections, empresa alagoana que aprimorou a tecnologia conhecida como bagwall, a praia é o grande dissipador de energia das ondas do mar. E essa é a ideia concebida no projeto do barra mar bagwall, ou seja, construir uma obra de engenharia rígida que contenha o avanço do mar ao longo da linha de costa, para dissipar a energia das ondas, sem transferir o processo erosivo para áreas próximas, e sem interferir na dinâmica do movimento do mar.

Engenheiro Marco Lyra (Foto: Sandro Lima)

E como a obra virou referência mundial, no próximo dia 25 de outubro, o engenheiro, CEO da Ocean Protections, participará do lançamento do XII Livro da Rede Braspor, na cidade de Cascais, em Portugal, onde o trabalho realizado na praia de Costa Brava virou artigo que será publicado com o título: `Recuperação da praia de Costa Brava, em Paripueira, Alagoas, Brasil, usando a tecnologia do Dissipador de Energia de Bagwall’.

FONTE: TRIBUNA HOJE



Comentários

Mais visitados