OBRA COSTEIRA: SANDBAG INDUZ RECUPERAÇÃO NATURAL NA PRAIA DE RIACHO DOCE EM MACEIÓ

 

COASTAL WORKS: SANDBAG INDUCES NATURAL RECOVERY AT RIACHO DOCE BEACH IN MACEIÓ

Em junho deste ano, uma forte ressaca destruiu o muro de uma residência e parte da área de lazer na praia de Riacho Doce. Após quase 30 dias da construção do Dissipador de Energia Sandbag, o perfil de praia está emergindo, e a praia está em recuperação.

 

Hoje na maré mínima, é possível verificar a emersão da praia no trecho onde o Sandbag foi construído, indicando que a engorda natural está ocorrendo. Praia em recuperação.        Foto: Autoral


Hoje (13/08/2022) às 17 horas, maré máxima com altura de 2,10 m. Mesma altura da maré máxima do dia 14/06/2022, é possível verificar a emersão da praia no trecho onde o Sandbag foi construído, indicando que a engorda induzida na praia está ocorrendo. Praia em recuperação.        Foto: Autoral

Após 30 dias da implantação da estrutura do Sandbag, é possível verificar que o trem de ondas reduz sua velocidade após passar pela estrutura do Sandbag enterrada na praia. Confira no vídeo:




Praia emergindo e as areias continuam se depositando.              Imagem: Autoral

 

Nota: A praia de Riacho Doce é a quarta praia de Maceió a receber a proteção costeira com o Dissipador de Energia Sandbag. Em todas elas apesar das condições geográficas, geológicas, morfológicas e hidrodinâmicas distintas, o resultado final é positivo, indicando que é preciso continuar expandindo para outras praias de Maceió.


FONTE: MARCO LYRA


Comentários