Resort de Praia do Forte faz obra na areia da praia e assusta moradores e ambientalistas

Prefeitura de Mata de São João alega que a intervenção tem todas as licenças necessárias

Trator na areia da praia, escavações para a construção de um muro. A imagem incomum chama atenção e assusta quem mora na Praia do Forte, no município de Mata de São João. A obra, realizada para contenção do nível do mar, está em curso no trecho da praia que fica em frente ao Tivoli Resort e motivou a movimentação de moradores e  ambientalistas que chamam a intervenção de crime ambiental. 


Segundo a administração municipal, no entanto, a construção da contenção é regular e tem todas as autorizações legais. “A obra de contenção do avanço das marés do Tivoli Resort da Praia do Forte está licenciada e tem o propósito de conter o avanço do mar, que fez grandes estragos no local nos últimos meses”, diz a prefeitura, em nota.
O texto afirma, ainda, que ao final do processo, a intervenção não vai interferir fortemente na paisagem natural da praia e que está sendo feita no terreno do resort. “Trata-se de uma alvenaria do tipo ‘gabião’, que, depois de pronta, ficará abaixo da linha de areia da praia. A alvenaria está dentro do limite do terreno do empreendimento. Como o avanço do mar provocou a erosão do terreno, para os leigos fica a impressão de que estão fazendo a obra na praia”, alega a prefeitura. 
Por fim, a prefeitura esclarece que obras desse tipo são comuns na região e que a própria prefeitura realiza construção similar. “O mesmo tipo de obra está sendo feito pela prefeitura na Praia do Portinho, para proteger a Colônia dos Pescadores, a Igreja São Francisco e a praça das barracas, assim como fizeram os condomínios daquele entorno na direção Sul e o Projeto Tamar há alguns anos”. 
FONTE: CORREIO 24 HORAS

Comentários