ADAPTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE PRAIAS NAS CIDADES COSTEIRAS DE ALAGOAS

ADAPTATION AND RESTORATION OF BEACHES IN THE COASTAL CITIES OF ALAGOAS

Em Alagoas, as áreas mais sensíveis e com maior risco são aquelas com maior densidade demográfica, é o caso das cidades de Maceió, Marechal Deodoro e Maragogi.

Em Maceió o mar avançou ameaçando a Av. Assis Chateaubriand na praia do Pontal da Barra. Foto: Autoral

O Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) publicou em 2017 um relatório especial sobre mudanças climáticas no Brasil com o título “Impacto, vulnerabilidade e adaptação das cidades litorâneas às mudanças climáticas”, onde ficou caracterizado a importância estratégica da zona costeira do Brasil e suas cidades.

A forte vocação turística do estado de Alagoas, indica a necessidade de adaptação e recuperação das praias alagoanas para enfrentamento dos eventos meteorológicos- oceanográficos extremos, como ressacas e sobrelevações do NMM (marés meteorológicas positivas), cujos efeitos são inundações costeiras e erosão costeira. A atuação de eventos como ciclones extratropicais e sistemas frontais (baixa pressão atmosférica), que geram elevada precipitação, isto é, a conjunção de eventos de enchentes/alagamentos, amplificando os efeitos nas cidades costeiras, principalmente em períodos de maré de sizígia.   

A imagem indica a necessidade da recuperação da faixa da praia natural recreativa em Maceió. Foto: Autoral

O Guia de Diretrizes de Prevenção e Proteção à Erosão Costeira, publicado em 2018 (GI-GERCO), tem entre suas premissas a utilização de intervenções mais sustentáveis para mitigação e prevenção da erosão costeira. Parte-se do princípio que é possível elencar outros instrumentos que podem ser empregados para evitar que obras rígidas sejam tidas como as únicas soluções diante da erosão costeira.

De acordo com o relatório do PBMC, são necessárias medidas urgentes de mitigação para reduzir o risco dos extremos climáticos e a elevação do NMM e os seus impactos na população em geral, através de redução de vulnerabilidade e medidas de adaptação.

O Painel Intergovernamental de mudanças climáticas (IPCC) sugere ações imediatas de mitigação, e a implementação de um portfólio de várias tecnologias de mitigação.

No litoral de Alagoas, o uso de estruturas dissipativas, apresentaram resultados positivos na contenção da erosão costeira e na recuperação da praia natural recreativa. Essas estruturas construídas, foram feitas de forma pontual e emergencial nos municípios de Japaratinga, Maceió, Marechal Deodoro e Barra de Santo Antônio.

Dissipador de Energia Bagwall construído há 12 anos na praia de Barra Nova, Marechal Deodoro.   Foto: Autoral

Dissipador de Energia Sandbag construído há 6 meses na praia de Ipioca, Maceió.    Foto: Autoral

É preciso planejamento e ação por parte dos municípios litorâneos de Alagoas, garantindo a adaptação e a recuperação de suas praias, devolvendo a população a praia natural recreativa.

FONTE: BLOG MARCO LYRA





Comentários

Mais visitados