Vegetação em risco de extinção renasce e indica regeneração em praia de Guarujá

Vegetação em risco de extinção renasce e indica regeneração em praia de Guarujá

Área de jundu na orla da maior praia da Cidade começa a se revigorar, depois que o Município realizou melhorias, removendo construções na faixa de areia e aprimorando serviços de zeladoria  Foto:Hygor Abreu


O jundu está voltando à Praia da Enseada. Vegetação típica de região praiana preservada, o ressurgimento do bioma, em alto risco de extinção, indica a regeneração ambiental da orla da maior praia de Guarujá - a Enseada, o que é motivo de comemoração. Além de trazer novos ares à paisagem, o jundu tem uma importante função na natureza: é uma vegetação fixadora de duna, que combate processo erosivo costeiro e ainda atrai diversas espécies de aves.
Para valorizar e proteger o jundu, que é a prova viva do alto nível de preservação da Praia da Enseada, a prefeitura de Guarujá está promovendo algumas intervenções no local.
Entre as ações, foi providenciado, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) o isolamento da área com cercas e instalação de placas informativas, a fim de conscientizar banhistas e frequentadores da praia sobre os cuidados que devem ser tomados para não degradar o bioma.
“A Praia da Enseada é uma das mais urbanizadas de Guarujá e sofreu muito com a degradação causada pela construção irregular de quiosques na faixa de areia nos últimos 30 anos, por exemplo. Após a remoção das construções e a intensificação de serviços de zeladoria, a natureza respondeu com o esplendor de sua força, trazendo de volta o jundu, uma alegria muito grande para todos nós”, resumiu o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha.
Proteção contra ressacas
Apesar de ser uma planta frágil, o jundu é uma vegetação nativa de grande importância para a preservação das praias, além de servir como abrigo e fonte de alimento para fauna nativa. Ele ainda protege e evita o avanço da areia da praia sobre a cidade e dificulta o avanço do mar em períodos de ressaca.
Foto: Divulgação/Hygor Abreu
Aranha destaca, ainda, que um instrumento importante para o Município vem sendo elaborado pela Semam, que é o Plano Municipal de Educação Ambiental, onde também será abordada a questão do jundu.
Como é
A presença do jundu indica as praias do Município como ecologicamente equilibradas e em bom estado de preservação. A vegetação tipicamente litorânea possui de 30 centímetros a 1,50 metros de altura e integra a mata de restinga. Em Guarujá, o jundu também pode ser encontrado nas praias do Tombo e Guaiúba.
Foto: Divulgação/Hygor Abreu

FONTE: Sistema Costa Norte Comunicação

Comentários

Mais visitados