IMA notifica Prefeitura de Maceió por contenção marinha “colapsada”

Órgão ambiental estabelece um prazo de 10 dias para a administração do município apresentar um plano de recuperação

Técnicos do IMA orientam que haja a substituição de obras antes utilizadas por intervenções ambientalmente mais viáveis. Foto: Ascom IMA

Técnicos do IMA orientam que haja a substituição das obras antes utilizadas por intervenções ambientalmente mais viáveis.   Foto Ascom/IMA 

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Maceió foi notificada para tomar providências com relação ao colapso das obras de contenção de erosão marinha na orla da capital de Alagoas. O documento foi enviado pelas equipes de Gerenciamento Costeiro e de Monitoramento e Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
O órgão ambiental estabelece um prazo de 10 dias para a administração do Município apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada (Prad) para as praias da Pajuçara, Ponta Verde e Jatiuca, onde os entulhos têm atrapalhado a circulação dos pedestres e banhistas.
Os técnicos do IMA orientam que haja a substituição de obras antes utilizadas por intervenções ambientalmente mais viáveis, especificamente os locais com erosão marinha e obras de contenção colapsadas.
Prefeitura de Maceió recebe notificação por obras de contenção na orla. Foto: Ascom IMA
O órgão explica que os muros de arrimos, gabiões e enrocamentos devem ser substituídos por opções “que dispersem a energia das ondas e gerem menor descaracterização da paisagem. Além de propiciar o acesso da população ao mar”.
Além da recuperação com técnicas mais adequadas, a notificação indica que o Prad deve prever também um plano de limpeza dos entulhos resultantes das obras colapsadas nos últimos meses.
Em nota enviado ao Portal OP9, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra)  informou que ainda não teve acesso ao conteúdo da notificação.
FONTE: OP9

Comentários

Mais visitados