MONITORAMENTO DA RECUPERAÇÃO DA PRAIA IPIOCA DURANTE A IMPLEMENTAÇÃO DOS DISSIPADORES DE ENERGIA “SANDBAG” NO HIBISCUS BEACH CLUB, ALAGOAS, BRASIL


IPIOCA BEACH RECOVERY MONITORING DURING “SANDBAG” ENEERGY DISSIPATORS IMPLEMENTATION IN HIBISCUS BEACH CLUB, ALAGOAS, BRAZIL



TODA OBRA COSTEIRA DEVE SER MONITORADA ANTES, DURANTE E APÓS A INTERVENÇÃO.


No trecho já concluído a praia está se recuperando.      Foto: Vanderlei Turatti

O monitoramento da obra de contenção da obra de contenção costeira com uso do Dissipador de Energia Sandbag, está sendo feito durante a execução da obra, em frente ao Hibiscus Beach Club Maceió.

A obra teve início no dia 01/07/2019, o primeiro trecho concluído foi de 30 m no dia 08/07/2019. Para monitorização no local foi instalado o primeiro ponto de referência do monitoramento dos perfis de praia denominado de PV 1. Atualmente a obra se encontra com 120 m de extensão executada e o PV2 para monitoramento foi instalado no dia 26/07/2019.

A temporada de ressacas no Nordeste ocorre nos meses de agosto e setembro. Nos últimos três dias ocorreram ressacas com ondas de 2,30 m no local e o volume de areia depositado na praia visivelmente cresceu. O volume do pacote sedimentar de areia depositado pelo mar na praia foi de 1.365 m³.
No PV1 ocorreu um acúmulo de 63 cm em 28 dias.    Foto: Vanderlei Turatti

Observando os resultados iniciais da deposição dos sedimentos na praia, no PV2 instalado há 10 dias, ocorreu um acúmulo de areia de 54 cm. Uma taxa de aproximadamente 5cm de areia/dia.

O resultado inicial indicando a recuperação da praia é animador. No trecho já executado o mar recuou cerca de 30 m. Entretanto, só o monitoramento indicará com precisão toda a evolução dos perfis de praia no local.

Praia em recuperação no trecho da obra já concluída no Hibiscus Beach Club.                 Foto: Vanderlei Turatti

Confira o resultado da recuperação natural da praia no vídeo abaixo:


Imagem: Marco Lyra
  

FONTE: MARCO LYRA




Comentários

Mais visitados