Itapoá decreta situação de emergência após estragos provocados pela ressaca do mar

Decisão foi tomada nesta segunda-feira e está relacionada aos prejuízos na orla da praia

Ressaca no mar causou prejuízos na Orla de Itapoá
Ressaca no mar causou prejuízos na Orla de Itapoá                                                         (Foto: )

A cidade de Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina, decretou situação de emergência em função dos estragos provocados pela ressaca do mar na orla da praia no final de semana. A decisão foi tomada pelo prefeito Marlon Neuber em reunião com o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) da Defesa Civil, na Prefeitura do Município, na manhã desta segunda-feira (5).

A recomendação partiu da própria Defesa Civil depois de uma avaliação dos danos causados pelo avanço do mar. Às 10 horas desta terça-feira, o prefeito de Itapoá irá conceder entrevista coletiva para detalhar as ações de reparo na orla da cidade.


Segundo levantamento prévio do poder público municipal, a parte final da rua 640, no Balneário Brasília, foi uma das áreas mais destruídas pela força da água. Nessa localidade a estrutura de uma casa de madeira caiu parcialmente e houve desmoronamento do solo, rompendo, inclusive, canos de distribuição de água tratada. No local rampas de acesso também ficaram destruídas, assim como barreiras de contenção. Apesar dos estragos, a Prefeitura não tem registro, até o momento, de pessoas desalojadas ou desabrigadas.

Os locais atingidos foram visitados pelo prefeito, a equipe do GRAC, o coordenador regional da Defesa Civil, Antônio Edival Pereira, e o coordenador municipal da Defesa Civil, José Carlos Partika.

Fenômeno recorrente

Em histórico recente, a Prefeitura de Itapoá já precisou decretar situação de emergência por causa da ressaca no mar. Em setembro do ano passado, por exemplo, uma sequência de ressacas destruiu parte da orla de Itapoá e os governos estadual e federal liberaram cerca de R$ 2,1 milhão para reforma do percurso atingido.

FONTE: NSC TOTAL

Comentários

Mais visitados