ICMBio vai avaliar possíveis danos ambientais em obras de restaurante na praia de Ipioca



Cortesia ao TNH1

Obras iniciadas na areia da praia de Ipioca, em Maceió, chamaram a atenção de banhistas e moradores da região desde a última semana de junho. O trabalho, realizado em frente ao restaurante Hibiscus Beach Club, tem a autorização do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) e, segundo o engenheiro civil responsável pelo serviço, visa conter o avanço do mar e a erosão costeira. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai acompanhar as obras e avaliar possíveis danos ambientais.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma grande quantidade de areia retida após escavação na praia. Segundo o engenheiro Marco Lyra, o procedimento é necessário para a formação da nova estrutura.
Ele contou à reportagem que o processo de recuperação da praia causa impacto, porém se torna necessário do ponto de vista ambiental. “Toda obra costeira é impactante. Mas essa obra é a que mais se aproxima a uma ambientação correta, nós estamos contendo o processo. Depois da obra, você não vai encontrar muro, vai ficar tudo enterrado. Você vai encontrar a praia para recreação”, disse.
Ainda de acordo com ele, a tecnologia usada no serviço vem de fora do Brasil e já houve comprovação da eficácia dela. “É comum fora do país. A área é protegida por recifes naturais, então é preciso fazer 'SandBag', tecnologia usada com baixo impacto ambiental com uso de materiais locais que são devolvidos à praia", explicou.
O engenheiro civil afirmou que o Sandbag é um revestimento enterrado sob a face de dunas, onde vai formar uma linha final de proteção depois que a areia sobreposta foi corroída por ondas de tempestade, causando um baixíssimo impacto ambiental na paisagem. A estrutura utilizada fica enterrada, de forma que o resultado final obtido apresenta um baixo impacto ambiental.
“Houve uma reunião com o MPF, ICMBio e IMA, e foi informado que a região está com problemas de erosão e tem que fazer uma recuperação de praia. Para isso, é preciso conter esse processo erosivo", acrescentou Lyra.
O Hibiscus Beach Club informou, por meio do diretor Vanderlei Turatti, que pretende instalar um deck de madeira, dentro do terreno privado, após a criação do muro de gravidade feito para conter a erosão. "O que estamos fazendo está autorizado pelo IMA e há comprovação de eficácia do que vai ser feito. Jamais iríamos permitir que fosse feito algo que causasse um grande impacto ambiental", relatou. 
O ICMBio emitiu uma nota à imprensa que confirmou que o restaurante possui licenciamento ambiental emitido pelo IMA, porém sem a consulta do instituto. Ainda de acordo com o comunicado, o ICMBio ressaltou que toma medidas cabíveis para avaliar os impactos da obra na APA Costa dos Corais.
TNH1 entrou em contato com o IMA que deve se pronunciar em breve sobre emissão de licença para a obra. 
Leia na íntegra a nota do ICMBio:
O ICMBio Costa dos Corais vem à público informar que as intervenções com maquinário pesado na praia de Ipioca, Maceió/AL realizadas pelo Restaurante Hibiscus (HIBISCUS EMPREENDIMENTOS TURISTICOS EIRELI) possuem licenciamento ambiental (Autorização Ambiental n° 2019.1906087765.EXP.AUT) emitido pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas - IMA, sem a devida consulta ao ICMBio.
Neste sentido, de acordo com a Lei Complementar n° 140/ 2011, é responsabilidade do IMA-AL a fiscalização das intervenções atualmente em execução.
O ICMBio Costa dos Corais está tomando as medidas cabíveis junto à Coordenação Regional e a Procuradoria Federal Especializada no sentido de avaliar os impactos da obra na APA Costa dos Corais e tomará as devidas providências no menor espaço de tempo possível.
FONTE: TNH1

Comentários