Avanço do mar preocupa moradores da região de Manguinhos

Segundo os moradores, o processo de erosão ocorre há mais de 15 anos e nenhuma medida foi tomada para resolver o problema de forma definitiva


FOTO REPRODUÇÃO/TV VITÓRIA

A região de Manguinhos, no município da Serra, é composta por um terraço duro, com a consistência semelhante a de uma rocha, por conta disso, a água do mar, quando o nível aumenta, não infiltra no solo, levando a inundação da costa e colaborando com o processo de erosão.
Segundo moradores da região, o desgaste da superfície terrestre ocorre há mais de 15 anos, mas nenhuma medida é tomada por parte da administração do município para resolver o problema de forma definitiva.
Os moradores também se preocupam com a qualidade das praias, isso porque a rede coletora de esgoto, que antes ficava coberta pela areia, agora está exposta por conta da erosão.
De acordo com Jaqueline Albino, geógrafa e professora de oceanografia na Universidade Federal do Espírito Santo, o engordamento artificial da faixa de areia da praia poderia ser uma solução, mas a costa precisa ter uma área livre da habitação humana. Isto porque as alterações climáticas e meteorológicas podem mudar a configuração do lugar, deixando as áreas onde as casas são construídas vulneráveis a erosão.
Em agosto do ano passado, por conta do desgaste, pneus e sacos de areia tiveram que ser colocados na margem do rio, em Bicanga. A medida foi adotada para evitar que a água do mar continuasse levando o pouco que restava da faixa de areia. Na ocasião, a prefeitura da Serra informou que estudaria uma solução para o problema.
Em nota, a prefeitura da Serra informou que a Secretaria de Obras está usando sacos de argila como medida paliativa para evitar que o problema se agrave e que a solução definitiva é a obra de drenagem e pavimentação, que já propôs à comunidade em diversas ocasiões. A prefeitura também se colocou à disposição dos moradores para discutir o projeto.
Com informações da repórter Renata Zacaroni, da TV Vitória/Record TV!
FONTE: FOLHA VITÓRIA

Comentários

Mais visitados