Planetário de Braga recebeu ação de formação sobre as Alterações Climáticas e Sociedade

Comentários fechados em Planetário de Braga recebeu ação de formação sobre as Alterações Climáticas e Sociedade 



Decorreu, no passado fim de semana, uma ação de formação de docentes sobre as Alterações Climáticas, integrada no âmbito do Programa de Educação Ambiental da candidatura ao galardão Bandeira Azul da Praia Fluvial de Adaúfe.
A formação para docentes, intitulada “Alterações Climáticas e Sociedade”, teve lugar no Planetário – Casa da Ciência de Braga e foi coordenada de Renato Henriques, professor Universitário do Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho. A iniciativa contou com a presença de Altino Bessa, Vereador do Ambiente do Município de Braga.
As áreas abordadas foram diversas, nomeadamente a evolução do clima terrestre, o clima e a sua dinâmica atual, clima e meteorologia, fatores de dinâmica climática; factores naturais, possíveis fatores associáveis a influência antrópica, modelos climáticos e cenários de emissão, cenários e impactos globais e regionais, vulnerabilidade e riscos associáveis ao clima, medidas de Mitigação de gases com “efeito de estufa”, medidas de adaptação às alterações climáticas e política, comunicação social e clima. A formação incluiu uma breve discussão sobre todas estas temáticas.
A avaliação final da formação, feita pelos 21 docentes participantes, foi bastante positiva, com sugestões para a abordagem de outras temáticas no futuro, tais como a reflorestação, energias renováveis e erosão costeira no Norte.
FONTE:  BRAGATV

Comentários