Mar avança na orla da Praia do Abricó, em Rio das Ostras, RJ, e assusta moradores

Segundo moradores, essa é a segunda vez nos últimos cinco anos que o mar invade o quintal das casas.


Por Filipe Barbosa, G1 — Região dos Lagos

Moradores do bairro cidade Praiana, em Rio das Ostras, no interior do Rio, estão assustados com o avanço do mar durante ressaca registrada na orla da Praia do Abricó nos últimos dias.

Cláudia Coelho, que mora há cinco anos no bairro, registrou a força das ondas na tarde de domingo (19) e disse que "essa é a segunda vez que vejo uma situação como essa. Em 2011 entrou até a porta da casa da minha filha."

Ainda segundo a moradora, uma obra de revitalização foi feita na orla pela Prefeitura, mas não foi o bastante para resolver o problema.
Desde a tarde de domingo (19), o mar avançou de forma considerável, segundo moradores, e chegou até o quintal de algumas casas que ficam na orla.
A orla da Praia do Abricó sofre com o avanço do mar há mais de 10 anos e, por meio de nota, a Prefeitura informou ao G1 que uma obra foi realizada em 2018, ainda na gestão anterior, em caráter emergencial.
De acordo com o município, o atual governo constatou que o local precisa de algumas correções, mas não informou quais, e disse que já estão sendo feitas as devidas reparações na orla.

A Prefeitura ainda informou que a Secretaria de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas realizará uma vistoria após as correções e avaliará a necessidade de outras intervenções.

Sobre a ressaca


A Marinha informou que há um ciclone na distancia 400 km, em alto mar, e a formação dele começou no domingo na altura do Estado do Rio de Janeiro, que pode ter alterado a força do mar na região.

A Marinha ainda informou que há previsão de ondas entre 3 e 5 metros em alto-mar até esta segunda-feira (20) à noite, e entre 3 a 3,5 metros com possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre São Sebastião (SP) e Arraial do Cabo (RJ), com ondas chegando a 2,5 metros.

FONTE: G1 Região dos Lagos


Comentários

Mais visitados