Prefeita Carla Machado no MPF para tratar de Erosão Costeira de Atafona e Açu, em São João da Barra





A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, esteve reunida nesta quinta-feira, 28, com o procurador da República, Bruno de Almeida Ferraz, e a defensora pública, Ana Carolina Palma, na sede do Ministério Público Federal (MPF), em Campos dos Goytacazes. O objetivo foi formalizar um grupo de trabalho interdisciplinar composto pelo Ministério Público Federal; Ministério Público Estadual; Defensoria Pública do Estado; representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA); Ibama; Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Marinha do Brasil; Associação SOS Atafona; vereadores; representantes do governo municipal, da iniciativa privada e especialistas no assunto.

A prefeita lembrou que existe um pré-projeto do INPH que prevê a construção de nove espigões de pedras, com 250 metros de comprimento, a uma distância de 400 metros um do outro, cuja a previsão de orçamento é superior a 180 milhões de reais. 

O PhD em Geologia Marinha, Processos Litorâneos e Impactos Ambientais em Zonas Costeiras, Eduardo Bulhões, apresentou um projeto, economicamente viável e ambientalmente sustentável, para o problema que preocupa a população do município, principalmente, a que reside na área onde ocorre o avanço do mar.

Uma ata foi formalizada pelo procurador, com prazos para o cumprimento de metas. A primeira ação acontecerá na próxima quinta-feira, dia 4 de abril, quando será realizada uma audiência pública, às 18h, na Câmara Municipal de São João da Barra.

Estamos dando mais um passo para a materialização do que pode ser uma solução para o problema de erosão costeira nas praias de São João da Barra. A proposta do especialista, apresentada hoje, aposta em uma solução com menos impacto ambiental e a um custo bem inferior. A sugestão é fazer o engordamento da faixa de praia através do bombeamento de areia do Rio Paraíba do Sul. Nosso próximo passo será a audiência pública com a finalidade de apresentar à população sanjoanense a proposta do especialista - frisou Carla.

O professor da Unidade de Estudos Costeiros da UFF, Eduardo Bulhões, vai expor o projeto alternativo que, segundo ele, respeita muito mais o meio ambiente e tem sido solução para as áreas costeiras. “Para todas as áreas de erosão no litoral do Rio de Janeiro, a principal ideia, por trás das soluções, está baseada no conceito de construindo com a natureza. O que esses conceitos dizem? Eles dizem, que a gente deve evitar ao máximo usar grandes estruturas artificiais, neste caso as estruturas cinzas como os grandes muros, concretos, pedras e rochas. Isso quer dizer, recompor o ambiente das praias, dunas e restingas com areia. Ou seja, utilizamos materiais naturais para recompor as areias da praias e dunas, que são naturalmente, defesas, do litoral.  Na área do Pontal, é possível a elaboração de projeto dentro desse conceito”, explica.

Estou nessa luta desde a minha primeira gestão e venho buscando apoio junto às esferas estadual e federal, a fim de solucionar este problema que aflige tanto o nosso povo de Atafona e do Açu. Muitas vezes fui a Brasília e me reuni com deputados federais, e até mesmo com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, com o propósito de viabilizar verba para pôr  fim a este problema que acaba por afetar a todos nós. Continuamos na luta - afirmou a prefeita.

Do encontro na sede do MPF ainda estiveram presentes partes importantes no processo de busca de soluções para conter a erosão costeira no município. O coordenador regional da Secretaria de Estado de Defesa Civil, Joelson Oliveira, e Davi Cherene, coordenador técnico do INEA-RJ, representaram o Governo do Estado. A Prumo Logística, do Porto do Açu Operações S.A. foi representada pelo gerente de Relações Institucionais e Responsabilidades Sociais, Caio de Moraes e o advogado João Paulo Barreto. O movimento SOS Atafona teve como representantes a presidente Verônica Vieira e o advogado Geraldo Machado. Francisco Gonçalves do Nascimento Filho, capitão-tenente da Capitania dos Portos de SJB e José Junior da Hora Machado, primeiro sargento da Capitania, representaram a Marinha do Brasil.

Do governo Carla Machado compareceram  a secretária de Meio Ambiente, Joice Pedra; a coordenadora de Meio Ambiente, Marcelle Terra; o coordenador da Defesa Civil, Wellington Barreto; o procurar-geral do município, Rogério Maciel; a procuradora-adjunta, Lavínia Furtado; o secretário de Obras, Alexandre Estefan; o secretário de Assistência Social, Alex Caetano; a coordenadora Educacional da Secretaria de Educação, Jelbiara Pedra e o assistente jurídico, Rodrigo Nogueira.


FONTE: Portal OZK








Comentários